Notícias

Img

Em visita à cidade de Alfenas (MG), Cláudia Vidigal, representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, esteve na UNIFENAS, associada da ANUP, para conferir as ações da IES em prol da Primeira Infância. A UNIFENAS é uma das instituições piloto na instalação e oferta do curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância” aos alunos e profissionais da Rede Básica de Ensino Público do município. O curso à distância gratuito “O Desenvolvimento da Primeira Infância” foi elaborado pela ANUP em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e com o apoio da Fundação Bernard van Leer.

Alfenas é um dos 24 municípios que integram a Rede Urban95 no Brasil. A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis.

O projeto apoia os municípios na elaboração de diagnósticos locais sobre a experiência e o acesso do público infantil e seus cuidadores aos espaços urbanos, disponibilizando dados para embasar a construção de políticas públicas mais assertivas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais.

Cláudia Vidigal foi recebida na UNIFENAS pelos professores Rogério Prado, diretor de Extensão e Assuntos Comunitários, Sandra de Souza Alves, coordenadora do Núcleo de Estudos do Terceiro Setor (NETSU) e Maria Cristina da Silva, coordenadora do curso de Pedagogia.

Remodal