O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça, 02, os resultados de três Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022.
Na apresentação, realizada pelo diretor de Avaliação da Educação Superior do órgão, Ulysses Teixeira, foram detalhadas informações a respeito do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Veja o webinar de apresentação ao fim deste texto.
O IDD avalia o valor agregado pelo curso, considerando tanto os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ao término da graduação, quanto o desempenho dos ingressantes na educação superior, medido pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quantificando o progresso acadêmico alcançado pelos estudantes durante o curso.
O CPC avalia diferentes aspectos do curso, incluindo o desempenho dos estudantes, o valor agregado pelo curso, a qualidade do corpo docente e as condições oferecidas para o processo formativo.
Já o IGC resulta da avaliação das Instituições de Educação Superior. Ele representa a média ponderada das notas do CPC para cursos de graduação e dos conceitos CAPES para programas de pós-graduação stricto sensu, considerando o número de matrículas de cada curso, o que oferece uma visão ampla da qualidade geral da Instituição.
Veja o webinar de apresentação:
Confira os indicadores:
- Conceito Enade 2022 | xlsx (Atualizado em 18/03/2024)
- Conceito Enade 2022 | ods (Atualizado em 18/03/2024)
- IDD 2022 | xlsx (Publicado em 02/04/2024)
- IDD 2022 | ods (Publicado em 02/04/2024)
- CPC 2022 | xlsx (Publicado em 02/04/2024)
- CPC 2022 | ods (Publicado em 02/04/2024)
- IGC 2022 | xlsx (Publicado em 02/04/2024)
- IGC 2022 | ods (Publicado em 02/04/2024)
Com informações do Inep