Notícias

Img

O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (SEMERJ) anunciou, na última terça, 6 de agosto, a nomeação de Cláudia Romano, vice-presidente da Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, como a nova liderança à frente da entidade.

Com uma carreira de mais de 20 anos dedicada à educação e uma sólida conexão com a agenda E.S.G., Cláudia será a primeira mulher na presidência da instituição em seus 43 anos de história. Além de Cláudia, que também é conselheira na Associação Nacional das Universidades Particulares, o novo Conselho Diretor do SEMERJ para o mandato de três anos (de 2024 a 2027) será composto por Eduardo Guimarães Prado (UNIFOA), como vice-presidente executivo, e por Rui Otávio Bernardes de Andrade (FAGRAM), Celso Niskier (presidente da ABMES e reitor da UniCarioca), Elizabeth Regina Nunes Guedes (presidente da Anup e conselheira do CNE) e Aníbal José Grifo de Souza (Unigranrio), como vice-presidentes.

“Muito feliz pela condução de Cláudia Romano à presidência da organização. A experiência que acumula em sua carreira, apesar de jovem, descreve a trajetória de compromisso social e adequada condução dos impactos da educação superior no combate da desigualdade social e econômica. Suas ações ampliaram o significado da universidade em incluir e acolher os direitos aos que mais precisam por meio da Educação. Certamente essa será a direção dada ao SEMERJ em sua gestão ao conjunto das instituições do Rio de Janeiro”, afirmou Luiz Roberto Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).

A secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, também se manifestou sobre a nova líder do sindicato: “A posse de Cláudia Romano como a primeira mulher a assumir a presidência do SEMERJ representa um marco significativo para a educação no Rio de Janeiro, pois evidencia a evolução e o fortalecimento do setor educacional. Essa liderança traz não apenas uma nova perspectiva, mas também um compromisso renovado com a qualidade e a equidade na educação. Estou confiante de que seu trabalho será exemplar e inspirador para todos nós. Parabéns, Cláudia, e sucesso em sua nova jornada”, disse.

Carioca apaixonada pelo Rio, Cláudia cursou Liderança na Fundação Dom Cabral, Gestão Integrada ESG na PUC-Rio, e é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade da Cidade. Com uma vasta e consistente rede de relacionamento construída em anos de carreira, nas esferas privada, governamental (federal, estadual e municipal), instituições do terceiro setor e com formadores de opinião, Romano atua direta e indiretamente, em diversas frentes para fortalecer e zelar pela imagem do ensino superior
junto ao mercado educacional e ao órgão regulador.

Além disso, ela é conselheira em várias organizações, e é uma das embaixadoras da agenda Educa2030, criada pelo Pacto Global da ONU no Brasil para acelerar o atingimento do ODS4. Laureada com as mais prestigiadas comendas da cidade e do Estado do Rio de Janeiro, como a Medalha Pedro Ernesto em 2019 e a Medalha Tiradentes em 2022, Cláudia inicia sua gestão com a missão de fortalecer todas as instituições de ensino superior (IES) do estado, trazer uma abordagem inovadora e estratégica para enfrentar os desafios e oportunidades do ensino superior no Rio de Janeiro, e estreitar cada vez mais os laços com o ensino médio.

Em uma cerimônia marcada pela transição de liderança, Rui Otávio Bernardes de Andrade, atual presidente, destacou a importância da nova gestora para o setor de educação. “Após longos anos de atuação no SEMERJ, tenho a grata satisfação e o orgulho de passar a presidência para Cláudia Romano, liderança inconteste nas lides do setor Educacional em nosso Estado do RJ e também no Brasil. Cláudia é uma líder dedicada, atuante, com muita experiência e profissionalismo. Como pessoa, Claudia é maravilhosa, humana, diplomática, consciente, ousada, amiga e sempre atenta às demandas das Instituições de ensino do Rio de Janeiro. Foi eleita por unanimidade na Assembleia Geral do sindicato e com certeza comandará uma gestão profícua e aguerrida”, destacou.

Cláudia Romano, ao receber a presidência, parabenizou todos os eleitos e reafirmou seu compromisso com a nova gestão. “Este é um momento bastante especial para mim. É um privilégio trabalhar pelo nosso ensino superior ao lado de um time de notáveis da Educação brasileira. A qualidade desse grupo que aqui represento é única, e temos agora bastante trabalho, mas a possibilidade de amplificar os impactos do SEMERJ para benefício de toda a comunidade acadêmica e instituições do estado do Rio de Janeiro. Tem ainda um valor especial, para mim, o fato de, tendo atuado na gestão anterior como vice-presidente, ser a primeira mulher a atuar na nossa organização como presidente. Eu pretendo usar bastante da minha experiência anterior com governança para construir uma agenda setorial sustentável, de longo prazo, que inclua inovação e bom uso da tecnologia, que promova boas práticas, que traga para perto da organização formadores de opinião e que possamos, assim, dar contribuições relevantes para as políticas públicas, estabelecer parcerias e sistematizar troca de conhecimento, que beneficiarão, em última análise, alunos e a sociedade”, frisou.

“Quero parabenizar a Cláudia Romano pela sua vitória e pela chegada em breve à presidência do SEMERJ. Eu estou convencido de que durante a sua presidência, as relações entre o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação, assim como do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, instituições que eu presido, vão se desenvolver de forma absolutamente dinâmica com  SEMERJ. Aliás, dinamismo é uma das características mais peculiares em você. Então deixo aqui o meu registro, a minha estima pessoal, desejo e votos de sucesso no exercício dessa honrosa função”, disse Ricardo Tonassi, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação e do Conselho Estadual de Educação do RJ.

O Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também saudou a nova presidente. “Parabéns, Cláudia, pelo novo cargo e pela nova representação. Muito merecida essa conquista, que reflete não apenas sua vasta experiência e dedicação, mas também seu compromisso com a transformação e inovação no ensino superior. Desejo muito sucesso em sua gestão e tenho plena confiança de que você continuará a desempenhar um papel fundamental na evolução do nosso sistema educacional”, afirmou.

Segundo a 14ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil – dados de 2022 –, publicação anual do Instituto Semesp, o Rio de Janeiro está entre as três – RJ, SP e MG – maiores praças com universitários no país, com mais de 850 mil matrículas no estado. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro possuem, juntos, 41,7% do total de alunos matriculados no ensino superior do país. No caso do Rio, aproximadamente 78% dos alunos matriculados estão concentrados na rede privada e, dos 106 mil estudantes que concluíram a graduação em 2022, mais de 87 mil se formaram em instituições particulares, mostrando a importância do setor privado na formação acadêmica. Esse volume significativo de formados não só impulsiona o mercado de trabalho local, como também contribui para a geração de renda e desenvolvimento econômico, refletindo a vitalidade e o impacto das instituições privadas na economia do estado.

BIOGRAFIA

Cláudia Romano é presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs. Presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (SEMERJ). Embaixadora do Movimento Educa2030, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil e membro do Conselho Orientador da Rede Brasil (CORB), entidade de governança do Pacto Global no Brasil, Conselheira da Associação Comercial do RJ (ACRJ) e do Pacto pelo Esporte. É membro sênior do Sport Integrity Global Alliance (SIGA). Membro do grupo de trabalho sobre Transição e Dupla Carreira Esportiva do Ministério do Esporte. Conselheira da ANUP  e da Escola Solar Meninos de Luz. Além disso, atua como Embaixadora da Cultura na Fundação Cidade das Artes. Com 20 anos dedicados à educação, foi laureada com as principais Comendas da cidade e do Estado do Rio de Janeiro: a Medalha Pedro Ernesto em 2019 e a Medalha Tiradentes em 2022.

Com informações da Assessoria de Comunicação do SEMERJ

Remodal