A ANUP foi convidada para coordenar a oficina “O papel estratégico das universidades na implementação do Marco Legal da Primeira Infância”, parte do “Seminário Comemorativo de 5 anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância: Avanços e Desafios”.
O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), ocorrerá na quinta e sexta-feira, 29 e 30 de agosto, em Brasília, em parceria com mais de 350 signatários do Pacto.
A ANUP será representada pela gerente de Responsabilidade Social, Julia Jungmann. A oficina também será coordenada por Gabriela Mietto, do Comitê da Primeira Infância da Universidade de Brasília (UnB), e pela professora Adriana Bragagnolo, da Universidade de Passo Fundo e presidente do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das IES Comunitárias (Forext).
A programação da oficina incluirá a apresentação de projetos e experiências desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior signatárias do Pacto Nacional pela Primeira Infância, focados na implementação de ações relacionadas ao Marco Legal da Primeira Infância.
AÇÕES EM CONJUNTO
Além de coordenar a oficina, a ANUP contará com um painel, na sexta, 30, a partir das 8h30, destacando a parceria bem-sucedida com a Universidade Professor Edson Antônio Velano (UNIFENAS).
Juntas, as instituições realizam várias atividades voltadas à Primeira Infância, incluindo a implantação do curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância”, oferecido gratuitamente pela Associação a organizações públicas e privadas interessadas em capacitação na área.
A UNIFENAS integrou o tema da Primeira Infância em seu projeto acadêmico, abrangendo ensino, pesquisa e extensão. Esse trabalho será apresentado por Julia Jungmann e pelo professor Rogério Ramos Prado, diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS.
“A ANUP, como signatária do Pacto desde o início, tem se dedicado, nesses cinco anos, a apoiar a capacitação de estudantes e profissionais de diversas áreas na Primeira Infância, inserindo esse tema no cotidiano das Instituições de Ensino Superior e organizações públicas e privadas”, explica Julia.
“Temos conquistado muitos parceiros nessa trajetória, desde universidades até o governo federal, e a parceria com a UNIFENAS é, sem dúvidas, um dos nossos mais importantes cases de sucesso”, acrescenta a gerente de Responsabilidade Social da ANUP.
SEMINÁRIO
O seminário destacará os avanços obtidos desde a assinatura do Pacto pela Primeira Infância e renovará o compromisso para os próximos cinco anos, com o objetivo de cumprir a regra de prioridade absoluta prevista na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente, e no Marco Legal da Primeira Infância.
As atividades incluirão mesas-redondas, exposições e oficinas temáticas, todas destacando o protagonismo da criança na Primeira Infância. A abertura do seminário contará com a presença do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.
A programação poderá ser acompanhada gratuitamente, de maneira presencial ou remota, pelos canais do CNJ e do TST no YouTube.