Notícias

Img

Após um convênio entre a ANUP Social e a Escola Nacional da Administração Pública (ENAP), o curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância” está disponível para qualquer cidadão brasileiro interessado no tema. A iniciativa, executada por meio da Escola Virtual de Governo (EV.G), plataforma da ENAP para Educação a Distância (EaD), também vai facilitar o acesso à capacitação de servidores e profissionais de prefeituras e órgãos públicos de pequenos municípios do Brasil.

A parceria amplia significativamente o número de pessoas que poderão se qualificar nessa área, especialmente em localidades onde a falta de infraestrutura para EaD é um desafio. Com a EV.G, qualquer município poderá oferecer o curso a estudantes, servidores e profissionais, promovendo a qualificação em Primeira Infância.

Para se ter uma ideia do alcance, os cursos ofertados na EV.G já alcançaram mais de 1,8 milhão de servidores públicos em todo o Brasil. Além disso, a ENAP disponibiliza o acesso gratuitamente a qualquer cidadão interessado no tema.

“Esta é uma causa que é essencial para o futuro do Brasil e, por isto, tem ganhado espaço nas políticas públicas de prefeituras, governos estaduais e órgãos federais. É fundamental ampliarmos o alcance do curso e levá-lo ao maior número possível de pessoas”, comemora Julia Jungmann, gerente de Responsabilidade Social da ANUP.

Ela destaca que a parceria com a ENAP facilitará o acesso ao curso, especialmente para prefeituras municipais e pequenas organizações que enfrentavam dificuldades tecnológicas para oferecer a capacitação. “Havia uma grande demanda reprimida por falta de infraestrutura, como ambientes virtuais de aprendizagem próprios. Agora, com este desafio superado, o curso poderá capacitar ainda mais pessoas”, acrescenta.

O curso, criado pela ANUP Social em parceria com a Fundação Bernard van Leer e com cooperação técnica da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, foi desenvolvido para sensibilizar e capacitar estudantes e profissionais sobre a importância do cuidado, atenção, educação, proteção e garantia dos direitos na Primeira Infância para o desenvolvimento do país.

Na fase experimental do projeto, mais de 50 mil pessoas, entre estudantes, professores e servidores públicos, validaram o conteúdo. Desde o seu lançamento, em 2022, a ANUP Social já firmou convênios com mais de 35 organizações.

LINGUAGEM ACESSÍVEL

A parceria entre a ANUP e a ENAP foi firmada há cerca de três meses. Nesse período, o curso ficou sob análise do conteúdo e adequação à plataforma. Contudo, de acordo com Danyelle Barreto, coordenadora-geral da EV.G Educacional, não foi necessário nenhum ajuste diante da linguagem bastante acessível do material.

“O curso contribui para o entendimento da Primeira Infância do ponto de vista cognitivo, em especial no que diz respeito às contribuições da neurociência, além de direitos e políticas públicas, propiciando reflexões sobre a importância do tema e a responsabilidade de todos acerca dos vínculos afetivos, dos cuidados e proteção de que necessitam as crianças e os as famílias”, analisa Danyelle.

Para ela, a incorporação do curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância” ao acervo da ENAP contribuirá para desenvolver, nos servidores públicos, sobretudo os que estão diretamente envolvidos na elaboração ou implementação de políticas públicas nessa área, uma ampla visão sobre o tema de maneira integrada. “Não seria possível ou efetivo pensar em legislações ou políticas públicas para a infância com entendimento fragmentado de cada um desses aspectos que o curso aborda”, explica.

Outras instituições, incluindo prefeituras, universidades públicas e privadas, governos estaduais, o Sistema S, ONGs e empresas, estão em processo de negociação com a ANUP para implementação do curso. Qualquer organização pode acessar gratuitamente o material do curso e disponibilizá-lo. Para isso, basta preencher o formulário disponível aqui. Dúvidas ou informações adicionais podem ser enviadas para anupsocial@anup.org.br.

ANUP SOCIAL

A ANUP Social é a frente de responsabilidade social da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), que representa mais de 200 faculdades, centros universitários e universidades particulares, que possuem, juntas, mais de quatro milhões de estudantes matriculados.

Entre as iniciativas idealizadas ou apoiadas pela ANUP Social estão a Rede Mondó, com atuação no Arquipélago do Marajó (PA), e a campanha “Vape Off“, desenvolvida em parceria com o Instituto do Câncer, para a eliminação dos uso dos cigarros eletrônicos entre jovens.

Remodal