Notícias

Img

Uma equipe formada por quatro alunos do 3º ano do curso de Medicina da UNIP Alphaville – membros da Liga Acadêmica de Clínica Médica do campus – representou a instituição com excelência no Desafio Acadêmico do 13º Congresso Paulista de Clínica Médica. Promovido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica Regional São Paulo, o Congresso aconteceu de 21 a 23 de novembro, no Complexo Cultural Praça das Artes de Barueri (SP).

Concorrendo com estudantes de 5º e 6º anos de outras 12 universidades, eles conquistaram o 2º lugar no Desafio, destacando-se pela competência e conhecimento, mesmo ainda estando na metade da graduação.

Anderson dos Santos Pereira, Déborah Raabe Rocha Firmino, Luís Felipe Tomé Ribeiro e Renata Cavalheiro Soubhie Napolitano – alunos da UNIP Alphaville premiados – demostraram todo o conteúdo aprendido até então nas aulas teóricas e experimentais oferecidas pela Universidade. Utilizando-se de raciocínio lógico para a resolução de casos clínicos, eles foram testados em duas etapas que abordaram temas como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, diabetes, doenças renais, entre outros de alta relevância para a prática médica.

Na primeira fase, foram propostas a resolução de cinco casos clínicos, totalizando 20 questões de múltipla escolha. Já, na segunda, apenas as melhores equipes da primeira fase (30% do total) avançaram para resolver novos casos, com perguntas de múltipla escolha e respostas discursivas. Lá estavam os futuros médicos da UNIP Alphaville.

O Congresso contou com a presença do diretor Administrativo dos cursos de Medicina da UNIP (campi Alphaville, Campinas, São José do Rio Pardo e Sorocaba), professor doutor Cristiano Baldan, e das líderes de Medicina da UNIP Alphaville, professoras doutoras Patrícia Alfredo e Cíntia Freitas.

Para eles, a conquista do 2º lugar reafirma a qualidade do ensino proporcionado pela instituição aos alunos, uma vez que competiram com colegas de anos finais do curso, aceitando o desafio e demonstrando maturidade, alto desempenho acadêmico e o impacto positivo do trabalho desenvolvido pela Liga Acadêmica de Clínica Médica da UNIP Alphaville.

PALESTRAS

Outros destaques igualmente importantes no Congresso foram as participações de professores do curso de Medicina da UNIP Alphaville como palestrantes:

O pneumologista professor doutor Cristiano Rabelo Nogueira trouxe à tona um tema de grande relevância e preocupação para a saúde pública: “Os malefícios dos dispositivos eletrônicos utilizados para parar de fumar”.

Durante sua palestra, ele apresentou uma análise detalhada sobre os impactos nocivos deste tipo de cigarro, enfatizando sua alta capacidade de gerar dependência e os riscos associados. Abordou subtemas como “Cigarros Eletrônicos: Uma Nova Epidemia”, “Consequências e Riscos Alarmantes”, “Apelo à Conscientização” entre outros.

O cardiologista professor doutor Mauro Kierpel abordou as “Diretrizes atuais sobre o manejo da fibrilação atrial na cardiopatia valvar e insuficiência cardíaca”, compartilhando importantes avanços e atualizações sobre o tema, entre elas: a fisiopatologia e os sintomas da fibrilação atrial, enfatizando a importância de reconhecer os sinais precoces da doença para uma abordagem terapêutica eficiente; o controle da frequência cardíaca (FC), destacando o uso de beta-bloqueadores como estratégia de primeira linha no manejo da fibrilação atrial; a anticoagulação, enfatizando o papel crucial dos anticoagulantes orais diretos (DOACs) na prevenção de acidentes vasculares cerebrais (AVC) e outros.

A reumatologista professora doutora Allethéa Robertha Souza e Silva desempenhou um papel significativo como moderadora da palestra intitulada “Conceito de Dor: o que todo clínico deve saber antes de prescrever”, ministrada pelo neurologista doutor José Augusto Buratini.

A UNIP parabeniza seus alunos e professores do curso de Medicina, reafirmando seu compromisso com a formação médica de qualidade e com a promoção de eventos científicos que enriqueçam o aprendizado e a prática profissional.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo UNIP-Objetivo

Remodal