
O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – divulgou na última sexta, 11, os dados do ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – e os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023.
A apresentação ocorreu após cerca de seis meses depois do prazo inicialmente estipulado pelo órgão.
Na ocasião, foram apresentados, além dos resultados do Conceito Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2023. Todos os dados estão disponíveis no portal do INEP.
De acordo com o órgão, os indicadores são instrumentos usados para avaliar a qualidade dos cursos e das Instituições de Ensino Superior no Brasil. Expressos em escala contínua e em cinco níveis, têm relação direta com o Ciclo Avaliativo do ENADE, que determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados.
MEDICINA
Na oportunidade, foi divulgado um estudo preliminar sobre o desempenho dos estudantes dos cursos de Medicina. O objetivo da pesquisa é aprimorar os processos de avaliação, com foco em componentes específicos da Formação Médica.
De acordo com os dados, entre os cursos analisados:
- 70 apresentaram desempenho acima do esperado;
- 196 ficaram dentro do esperado;
- 39 ficaram abaixo do esperado.
O levantamento também deve contribuir para definir políticas de melhoria contínua da qualidade dos cursos e para o fortalecimento da formação médica no país.
ENADE 2023
O Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil. Considerando a nota geral média de cada área de avaliação, numa escala de 0 a 100, os cursos da área de Saúde e Bem-Estar que mais se destacaram foram Medicina (65) e Fisioterapia (53,67). Na área de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, destacaram-se os cursos de Arquitetura e Urbanismo (56,94) e Engenharia Ambiental (55,22). Já entre os cursos tecnológicos, o maior destaque foi Segurança do Trabalho (52,62).
Na edição de 2023 do Enade, foram avaliadas as seguintes áreas em bacharelado: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica e Engenharia Química.
Foram avaliados também os cursos de Biomedicina; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Zootecnia.
Já entre os cursos superiores de tecnologia estao: Agronegócio; Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Gestão Hospitalar; Radiologia e Segurança no Trabalho.
- A apresentação está disponível aqui;
- Os resultados do ENADE 2023 podem ser consultados aqui;
- Confira os dados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior aqui.
Com informações do INEP