Notícias

Img

ANUP, Instituto Península e Movimento Profissão Docente uniram-se em um evento realizado na última quinta, 9, em São Paulo, para discutir uma pauta essencial para o futuro da educação brasileira: a formação docente.

As entidades reuniram professores orientadores, supervisores, licenciandos e representantes de instituições de ensino superior associadas à ANUP e de órgãos governamentais no encontro “Futuros Docentes: Avaliação da Prática no Enade das Licenciaturas”, cuja programação marcou também o lançamento do “Guia da Avaliação da Prática”, material que orienta a implementação dessa etapa do Enade em todo o país.

Da ANUP, participaram o presidente Juliano Griebeler, o professor Francisco Borges, conselheiro da entidade, e a diretora executiva Larissa Martino. A Associação articulou a participação de professores e estudantes de IES associadas dos grupos Cogna e Ânima, além de UNIP, FMU, XP Educação, UNICSUL, Faculdade Bilac e UNINOVE.

O evento contou com apresentações técnicas e momentos de diálogo sobre os avanços da avaliação das licenciaturas e o papel do estágio supervisionado como eixo estruturante da formação docente, com a participação de Ana Julia Pedreira, coordenadora-geral de Avaliação das Licenciaturas no INEP, e Michelle Camargo, coordenadora da Avaliação da Prática no INEP.

Houve, ainda, uma mesa de debates com Gabrielle Gilio, licenciada em Letras (USP) e professora supervisora de estágio no SESI; Renée Coura Ivo, doutora e mestre em Educação com ênfase em Currículo pela PUC-SP e professora orientadora na FMU; e Ana Julia Paim, licenciada em História pela UNITAU, que compartilhou sua vivência como estagiária na Escola Estadual Doutor Alfredo Pujol, em Pindamonhangaba.

O encontro possibilitou o intercâmbio de experiências entre quem ensina, quem aprende e quem forma, reafirmando o compromisso das instituições com a valorização da docência e com políticas públicas de qualidade para o ensino superior.

Remodal