Notícias

Img

O curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara está completando uma década de atividades. Seu coordenador, Juliano Marcello, que leciona na graduação há quatro anos, e há três está no atual cargo, fala sobre as novidades do curso, o perfil dos profissionais da área e o mercado de trabalho.

 

“A graduação da Uniara começou como Webdesign, coordenada pela professora Marina Amaral, e posteriormente transformou-se em Design Digital, sendo que, após trocas de coordenadoras, acabei assumindo. Em 2017, foi feita uma reformulação da grade curricular, que a modernizou com disciplinas mais voltadas ao mercado para uma formação mais técnica. Percebemos que o mercado ‘pedia’ profissionais mais completos e, assim, acrescentamos algumas disciplinas como ‘Design de Embalagem’ e ‘Projeto de Design Gráfico’, e agora teremos a parte de edição de vídeos”, revela o docente.

 

Outra novidade mencionada por ele é que o curso não conta mais com o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. “Agora, a cada final de semestre, propomos trabalhos temáticos práticos, de modo que o estudante conheça todas as áreas, mas no último semestre, ele estará livre para escolher o tipo de projeto que irá apresentar”, diz.

 

Em relação ao perfil para a profissão, Marcello comenta que o designer precisa ser criativo, estudar constantemente e ver novas tendências. “Como ele acaba trabalhando com vários profissionais de outras áreas, precisa estar atualizado sempre, ainda mais hoje, em que as coisas são mais dinâmicas, principalmente no mundo digital, com o surgimento de novas tecnologias”, observa.

 

Um nicho destacado pelo coordenador é o marketing digital “para campanhas para o Google, por exemplo, por meio do uso do Adwords ou do Facebook ads”. “Isso tem crescido muito, assim como a área de desenvolvimento de interface para mobile. Hoje, a tendência é o aplicativo. Todos usam celular, inclusive empresas de e-commerce. Além disso, é preciso saber criar um design responsivo no site ou lidar com o user experience, uma tarefa que as empresas necessitam, mas que têm dificuldade para contratar profissionais do ramo”, aponta o professor.

 

Os dez anos do curso de Design Digital da Uniara são motivo de orgulho para Marcello. “É uma graduação consolidada, que mostra que o mercado absorve o profissional. Que os próximos dez anos sejam ainda melhores do que essa primeira década”, finaliza.

 

Informações sobre o curso podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Remodal