Notícias

Img

O Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara começaram os preparativos para o VIII Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais, que terá como tema “Terra, Trabalho e Lutas no século XXI: Projetos em Disputa”. A atividade, oferecida a quaisquer interessados, será realizada nos dias 6, 7 e 8 de junho, sendo o primeiro dia a partir das 19h, e os outros, a partir das 8h, na unidade I da instituição. As inscrições serão abertas em breve.

A pesquisadora do NUPEDOR e do PPG-DTMA, e uma das organizadoras do evento, Daiane Roncato Cardozo, comenta que o Simpósio é importante “no sentido de fomentar o diálogo acerca de questões multidisciplinares entre os participantes, e de promover espaços para interações e reflexões sobre as temáticas a serem tratadas, bem como a disseminação do conhecimento de novas metodologias e abordagens utilizadas nas diferentes realidades regionais do país e na América Latina”.

“Além disso, ele vai buscar revisitar temas antigos que, na atualidade, recebem outras ‘roupagens’, mas que requerem atenção, destacando-se também a relevância da relação dos povos tradicionais e suas cosmovisões para a construção de outra sociedade”, completa.

O espaço, de acordo com ela, será utilizado para a discussão sobre política de assentamentos rurais e de reforma agrária, abrangendo culturas, políticas públicas, territórios, diversidades das categorias sociais do campo e os seus modos de vida. “O intuito é promover diálogos, debates, proposições entre diferentes fatores sociais envolvidos com a pesquisa, ensino e extensão, e a formulação de políticas públicas no meio rural, de modo que isso contemple pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, assentados, agricultores familiares em geral, técnicos agropecuários, representantes de movimentos sociais, do governo, e da sociedade civil”, destaca.

A programação do evento contará, segundo Daiane, com uma conferência de abertura, que abordará o tema do evento, e três mesas de discussão: “Resistências e Construção das Autonomias da América Latina”, “Políticas Públicas e Direitos: Uma Rota de Colisão”, e “Agroecologia e Cosmovisões para uma Outra Sociedade”. “Também teremos uma roda de conversa sobre assentamentos rurais, povos e comunidades tradicionais, falando dos modos de vida e de suas diversas experiências”, revela.

A pesquisadora finaliza informando que os interessados poderão submeter seus resumos de trabalhos completos, dentro de diversas seções temáticas: políticas públicas, questão agrária, trabalho no campo, saúde, segurança, mecanização, agricultura familiar, soberania alimentar, questões ambientais e ruralidades, agroecologia como alternativas de desenvolvimentos rural, experiência de capacitação e extensão rural, cultura e conhecimentos tradicionais, gênero, juventude e família, e educação do campo.

Detalhes sobre o NUPEDOR e o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Remodal