A transição da adolescência para o começo da vida adulta é uma fase famosa por colecionar dúvidas. As escolhas se tornam cada vez mais complexas, visto que há uma busca pela construção da identidade. Isso influencia diretamente na forma como as decisões são tomadas. Entre tantas dúvidas que pairam sobre a cabeça dos jovens, uma delas é qual curso escolher na faculdade.
Parece loucura, mas a pressão por decidir qual carreira seguir começa desde a infância. Entretanto, nessa parte mais lúdica da vida, sonhos como ser astronauta, bailarina ou nadadora profissional não são tão polêmicos para os pais, exceto se chegarem à fase adulta.
Muitas vezes, a expectativa dos pais é que os filhos escolham uma profissão que “dê dinheiro”. Isso acaba atrapalhando o desenvolvimento dessa escolha tão importante, resultando em muitas pressões psicológicas, que tornam essa fase ainda mais complexa.
E se você está em uma situação assim, é importante validar que escolher uma faculdade tendo em vista somente os lucros materiais que poderão vir não é o melhor critério para se formar como um bom profissional. Lembre-se que, no final, o que contará mesmo será a sua vocação para exercer o ofício escolhido.
Escolher uma profissão pode até parecer uma tarefa simples, entretanto para muitos quanto mais se tenta descobrir mais se torna difícil tomar a decisão certa. Se pararmos para pensar bem, o medo do arrependimento é um dos principais causadores desse conflito. Isso porque acabamos nos apegando a uma ideia de que a decisão certa deve ser tomada de primeira, sendo que essa é fruto de um grande autoconhecimento.
Já ouviu naquele ditado de que “às vezes é preciso se perder para se encontrar”? Então, esse ditado reflete justamente o medo presente nessa fase. Queremos nos encontrar sem ter dúvidas, queremos algo com a garantia de que vai dar certo, mas a grande verdade é que na vida adulta as garantias dependem de planejamentos que são dados por reflexões, resultando em boas decisões.
Dicas sobre qual curso escolher na faculdade
E se você ainda não sabe qual curso escolher na faculdade, separamos algumas dicas que podem ajudar nessa decisão.
#1 – Faça testes vocacionais
Ah, os testes vocacionais, esses são incríveis para quem ainda não sabe qual curso escolher. Com perguntas que possibilitam entender um pouco mais sobre qual área tem mais a ver com você, por meio desses testes sempre é possível encontrar mais de uma opção de curso.
#2 – Conheça profissionais relacionado às áreas do seu interesse
Saber como funciona o mercado de trabalho é a melhor forma de tirar todas as dúvidas em relação à profissão do seu interesse. Por isso, tente entrar em contato com os profissionais que já atuam no mercado. Se for possível visite o ambiente de trabalho que esteja ligado a sua futura profissão. Isso ajuda a entender mais sobre a rotina do ofício que será escolhido.
Peça para assistir uma aula do curso do seu interesse
É muito comum que as faculdades produzam alguns eventos como feiras das profissões ou até mesmo palestras sobre alguns cursos, mas se você já foi a todos esses eventos e ainda não conseguir ter a certeza sobre qual curso escolher, uma boa dica é entrar em contato com a instituição de ensino e solicitar a permissão para assistir uma aula referente ao curso que você esteja interessado.
#3 – Não se pressione
Essa última dica é muito importante, já que para tomar uma decisão que realmente resulte em efeitos positivos o primeiro passo é se autoconhecer, saiba quais são os assuntos que mais interessam você, quais as suas atividades preferidas, pois a partir disso é possível ter uma noção sobre qual caminho trilhar!
Se essa postagem ajudou você a entender mais sobre qual curso escolher na faculdade, agora é só aplicar alguns desses testes! Boa sorte na sua escolha!