Notícias

Img

O ministro da Educação, Mendonça Filho, entregou ao ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 28, no gabinete ministerial. A honraria existe desde 1955 e tem por finalidade agraciar personalidades, nacionais ou estrangeiras, que tenham colaborado de maneira excepcional para o desenvolvimento da educação brasileira.

 “Fico muito orgulhoso, não só pelo valor desse diploma, que eu sei que é muito valorizado e tem uma carga de significado muito forte, mas também por receber das mãos do ministro Mendonça Filho esta homenagem”, disse o ministro Aloysio Nunes.

Mendonça Filho é o presidente do Conselho da Ordem Nacional do Mérito Educativo, também integrado pelos presidentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Educação (CNE) – todos órgãos vinculados ao MEC.

No início deste mês, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, Mendonça Filho foi o chanceler da entrega da mesma condecoração a 110 colaboradores da educação no Brasil. As medalhas possuem cinco graus: grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro. A Ordem compreende um quadro efetivo e outro especial, sendo o primeiro destinado às personalidades nacionais e o segundo às estrangeiras. Todas são confeccionadas por meio de decreto do presidente da República, mediante proposta do ministro da Educação, após parecer favorável do Conselho da Ordem, conforme Decreto nº 4.797, de 2003, modificador do Decreto nº 38.162 de 1955, que criou a condecoração.

Remodal