O ministro da Educação, Rossieli Soares, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, fizeram o lançamento do programa de Gestão da Inovação em Serviços e Produtos para o FNDE, no edifício-sede da autarquia, nesta terça-feira, 17. O programa visa produzir inovação e resultados, alinhados à visão estratégica da instituição, além de atualizar objetivos e metas. Também deseja conectar servidores e colaboradores à estratégia institucional, para o desenvolvimento de um programa singular, com foco em pesquisa aplicada à promoção de inovação e transferência de tecnologia. Fruto de uma parceria com a Universidade Steinbeis, instituição alemã, corresponsável pelo projeto, o programa pretende envolver todos os servidores da casa.
Durante a cerimônia de lançamento, o ministro Rossieli Soares falou sobre a importância da implementação. “Nós sabemos das dificuldades que encontramos no dia a dia, mas sabemos também que a história da educação se transforma e se confunde com a própria história do FNDE. Portanto, se organizar e discutir o planejamento estratégico, com processo de inovação, no momento que o Brasil está vivendo, é entender que o futuro da nossa educação também passa pelo futuro desta instituição. É entender que o FNDE é o braço forte para apoiar os estados e municípios e que essa iniciativa se traduz no apoio a todos os estudantes brasileiros.”
O presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, explicou que o programa terá 12 meses de duração, que o processo revisa o planejamento anterior e busca aperfeiçoar suas metas para o novo ciclo, que vai até 2022. “Será um ano de muito trabalho e compromisso com a melhoria dos procedimentos. Tenho certeza que ao final teremos ótimos resultados, pois contamos com um quadro de servidores comprometidos com a boa execução do trabalho e o cumprimento de metas. Agora, todos terão espaço para colocar suas ideias e propostas, para que sejam convertidas em instrumentos e ferramentas factíveis de implementação, o que, sem dúvida alguma, resultará no aperfeiçoamento da atuação do FNDE perante a sociedade.”
Responsável pela execução do projeto, a assessora de Gestão Estratégica e Governança, Mayra Sousa, frisou a importância do engajamento de todos. “Nossos servidores conhecem muito bem os programas da Casa e suas questões, agora é a hora de agregar a esse domínio ideias e metodologias inovadoras para fazer uma nova construção, potencializar competências e desenvolver habilidades dentro de cada área.”
Mayra frisou ainda que serão trabalhados e desenvolvidos mais de 30 projetos, todos propostos por servidores. “Desenvolver as ideias dos servidores é olhar de dentro para fora, olhar para o futuro e entender como queremos ver nossa instituição daqui cinco anos. Inovar é dar um grande passo adiante, para que nossas crianças tenham uma educação de qualidade e nossos servidores se sintam parte das melhorias implementadas.”
O programa de Gestão da Inovação em Serviços e Produtos do FNDE está estruturado em três eixos:
Revisão do planejamento estratégico: busca promover a revisão do planejamento e referenciais estratégicos vigentes, considerando a percepção dos servidores e suas experiências no processo.
Programa de capacitação: É composto pelo Programa Gestão & Liderança, que busca desenvolver competências nas áreas de Gestão Estratégica e Gestão de Projetos e Liderança.
Inovação e transferência de tecnologia: O Programa Innovation Management Professional (IMP) conduzirá projetos ligados diretamente à inovação e à melhoria da instituição, utilizando processos de pesquisa científica como caminho técnico para o alcance dos resultados.