Notícias

Img

A gerente de Responsabilidade Social da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), Júlia Jungmann, esteve nesta quinta, 7, na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), para apresentar o curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância”.

O objetivo da audiência foi disponibilizá-lo, sem custo, para incorporação à plataforma de aprendizagem virtual do MEC, a AVAMEC. Na ocasião, Júlia conversou diretamente com a secretária, Kátia Schweickardt, que estava acompanhada por uma equipe de técnicos do órgão.

O curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância” foi criado pela Associação em parceria com a Fundação Bernard van Leer e cooperação técnica da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Ele já está disponível, gratuitamente, para universidades, governos e empresas.

O objetivo da formação é sensibilizar e capacitar estudantes e profissionais sobre a necessidade do cuidado, atenção, educação, proteção e a garantia dos direitos na Primeira Infância para o desenvolvimento do País.

A proposta da ANUP para o MEC é que o curso reforce o acervo atualmente disponibilizado pela AVAMEC.

O diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da secretaria, Lourival Filho, informou que a plataforma oferece quase 50 cursos de formação continuada. Todos eles têm ênfase na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Segundo Lourival, mais de 810 mil pessoas estão matriculadas na AVAMEC.

SINERGIA

Júlia, ao apresentar o curso sobre a Primeira Infância, ressaltou a motivação da ANUP em desenvolvê-lo. Ela detalhou todo o processo desde 2020, quando a iniciativa era apenas um projeto-piloto, até agora, com curso completo já disponível.

“A Primeira Infância é um tema que está na nossa pauta há mais de cinco anos. Criamos este curso para que ele complemente a formação de estudantes da área, mas pode ser utilizado por qualquer organização que demonstre interesse com o tema”, explicou.

Ao disponibilizar o curso para o MEC, Julia enfatizou que a colaboração entre os setores público e privado pode gerar uma sinergia significativa, resultando em políticas públicas benéficas para a Educação nessa área.

“Criar esse diálogo é fundamental, uma vez que o setor particular de Ensino Superior é o maior formador de professores da Educação Básica. Oferecer uma formação em um assunto tão central no cotidiano desses profissionais pode despertar um interesse ainda maior pela Primeira Infância. Isso será fundamental para que o país avance em políticas e medidas para essa área”, frisou a gerente de Responsabilidade Social da ANUP.

A secretária Kátia Schweickardt, por sua vez, elogiou a iniciativa da ANUP. “Estamos animados em ver esse movimento em direção à Primeira Infância. É uma iniciativa positiva”, declarou.

Antes de ser incorporado ao AVAMEC, o curso será validado por uma série de critérios que levam em consideração a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. A avaliação deverá ocorrer nas próximas semanas, quando a ANUP submeterá o material à análise do órgão.

Saiba mais sobre o curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância” aqui.

Remodal