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Autoridades governamentais e diretores de ensino superior da Argentina, do Brasil, da Colômbia e do México debateram nesta segunda-feira, 4 de dezembro, o Eixo Temático 1 da Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe 2018 (CRES+5): “Ensino superior como parte do sistema educacional”. A discussão ocorreu durante a consulta pública da CRES+5, que teve como tema “O papel das instituições de ensino superior na revalorização e dignidade das profissões docentes: da formação inicial ao ensino superior”. 

O debate contou com a participação de: Oscar Alpa, secretário de políticas universitárias, representando a Argentina; Marcia Serra Ferreira, diretora de formação de professores, representando o Brasil; Andrés Felipe Mora, membro do conselho nacional de professores, representando a Colômbia; e Mario Chaves, diretor de Escolas de Formação de Professores, representando o México. O encontro foi moderado por Maria Beatriz Luce, professora de Política e Gestão Educacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do Conselho de Administração da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).  

Consultas – As consultas públicas, que começaram em setembro deste ano e irão até janeiro de 2024, têm sido preparadas por cada Grupo de Trabalho (GT) referente aos 12 Eixos Temáticos da Conferência, por meio de eventos virtuais, com o objetivo de debater e recolher informações sobre os assuntos tratados pelos respectivos Eixos. Os encontros contam com a participação de especialistas e são coordenados pelos consultores de cada GT. As contribuições aportadas pelos participantes em cada encontro são sistematizadas pelos consultores, os quais são responsáveis pela elaboração do documento-base de cada Eixo Temático da CRES+5.    

Os debates acontecem pela plataforma Zoom e são abertas a toda a comunidade, mediante inscrição prévia. Com o apoio do Iesalc/Unesco, do Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) — e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o objetivo é enriquecer o debate e as contribuições para a construção consensual da CRES+5, ampliando a representatividade e a relevância para todos os atores do ensino superior da região.   

Agenda – A próxima consulta pública para a CRES+5 será na terça-feira, 5 de dezembro, às 13h (horário de Brasília), por meio da plataforma Zoom, sobre assuntos relacionados ao Eixo Temático 3: “Ensino superior, internacionalização e integração regional da América Latina e do Caribe”.  Durante o evento, será aberto um diálogo construtivo entre todos os participantes, com moderação dos consultores que supervisionam os trabalhos deste eixo.  

CRES+5 – A Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe 2018 (CRES+5) será promovida pelo Brasil em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mediante o Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc). O evento acontecerá de 13 a 15 de março de 2024, em Brasília (DF). 

Um dos compromissos indicados na 3ª Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe (CRES 2018), realizada em Córdoba (Argentina), foi realizar uma reunião de seguimento cinco anos depois, intitulada CRES+5. A proposta é promover um processo participativo para destacar os avanços alcançados, os desafios que permanecem e as questões emergentes, em particular na fase posterior à Pandemia. Na CRES 2018, foi aprovada uma Declaração e se estabeleceu um ambicioso Plano de Trabalho para o período 2018-2028.   

O plano de ação criado na CRES 2018 possui algumas diretrizes, entre elas estão: o papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe; a educação superior, diversidade cultural, interculturalidade, internacionalização e integração regional na América Latina; a pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico para a América Latina e o Caribe; e a formação de professores.      

Além dos sete eixos temáticos em torno dos quais girava a CRES 2018, a Primeira Reunião Preparatória da CRES+5 — realizada em março de 2023, em Córdoba, na Argentina — definiu e acrescentou novos eixos para coordenar e orientar os debates regionais sobre a educação superior na América Latina e no Caribe. Para coordenar os trabalhos de cada eixo temático, foi formado um Grupo de Trabalho composto por especialistas. Mais informações sobre os eixos temáticos estão disponíveis na página da Unesco.  

Com informações da Sesu 

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