Você já pode conferir a história dos projetos classificados para a segunda fase e dos 10 finalistas do I Desafio Universitário pela Primeira Infância (clique aqui). No dia 1 de dezembro, serão anunciadas as três equipes vencedoras que receberão o prêmio de 10 mil reais cada para implementar suas propostas no primeiro semestre de 2021. Além disso, elas receberão mentorias com especialistas da área e os projetos ainda serão publicados em português e espanhol pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação (OEI).
No site do Desafio Universitário pela Primeira Infância é possível conhecer os detalhes das soluções práticas que foram desenvolvidas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida. Foram abordados diversos temas como o empoderamento de crianças por meio do uso de tecnologia, a intervenção interdisciplinar para crianças com deficiências, a transformação de espaços públicos em locais mais amigáveis para os pequenos, a prevenção dos impactos dos agrotóxicos no desenvolvimento de gestantes e crianças, dentre outros projetos, que consideram o vínculo familiar, a parentalidade e o ambiente em que vivem as crianças.
Desta forma, o Desafio segue cumprindo sua missão de apoiar e incentivar ideias de professores e alunos do ensino superior, de instituições privadas ou públicas para que busquem, de forma prática, melhorar a qualidade de vida dos nossos bebês e crianças. Isso porque a ANUP, em parceria com a fundação holandesa Bernard Van Leer, acredita que atuar com temas relacionados à primeira infância pode não apenas mudar o futuro, mas contribuir para melhores condições de vida no presente.
Se você quer conhecer ou ajudar de fato a transformar vidas, tirando esses projetos do papel, você pode entrar em contato diretamente com os responsáveis de cada ação. É só entrar no site do Desafio desafiouniversitario.com.br e ficar por dentro das novidades!