Notícias

Img

O I Fórum de Clínica Psicomotora à Luz da Psicanálise – contribuições para uma prática interdisciplinar aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro. O evento gratuito e on-line reuniu especialistas reconhecidos no Brasil, Argentina e Uruguai que atuam em clínicas e instituições atendendo crianças a idosos e abordam linhas variadas dos psicanalistas de referência e da psicomotricidade. Juntos, eles discutiram sobre os conceitos clínicos em psicanálise e os alicerces teóricos-práticos na construção da clínica psicomotora contemporânea sob a mediação de Mônica Bali, fisioterapeuta e especialista em psicomotricidade.

Durante a abertura do evento, Elizabeth Guedes, presidente da ANUP, destacou a importância de se discutir o tema da psicomotricidade sobretudo no cenário atual. “É uma prática, moderna, inovadora e transversal. É de fato uma profissão na qual todos os saberes se juntam e caminham no sentido da harmonia do bem-estar e da felicidade”.

Para Gustavo Vasconcelos, presidente da ABP, o Fórum representou um marco histórico para as discussões e reflexões sobre as alternativas práticas do cuidar. Ele destacou como o projeto da psicanálise de Freud pode fornecer uma fonte inesgotável de conteúdo e prática da clínica psicomotora, considerada por ele como “uma técnica de cuidado de si e uma prática ética e estética”.

Na sexta-feira (dia 6), os especialistas debateram conceitos clínicos em psicanálise e temas como clínica infantil em psicomotricidade, intervenção e eixos da clínica psicomotora, terapia psicomotora em grupo online e o estado fusional em relação à contratransferência primordial nos pacientes difíceis.
Já no último dia foram discutidas as intervenções multidisciplinares e da psicanálise na psicomotricidade, as modalidades das vivências regressivas na clínica de psicomotricidade relacional, a importância de uma escuta sensível para a construção subjetiva da criança, a construção do eu e do autismo, dentre outros pontos.

Em nome das idealizadoras do encontro, Susana Cabral, psicóloga e coordenadora da especialização em psicomotricidade da PUC-MG, agradeceu a participação de todos, em especial da ANUP, para a concretização do projeto. “Nessa maratona da psicomotricidade, cada um trouxe do seu coração, do corpo, das ideias e compreensão, uma linda contribuição para que possamos cada vez mais prosseguir fortes neste campo”.

O evento foi uma realização da ANUP, ABP e ARGOS e organizado por Susana Cabral, Mônica Bali e Patrícia Távora. Contou com o apoio da Corpora Editora e da universidade do Ceará e produção da Método Brasília Comunicação.

Para assistir ao Fórum, que já conta com mais de 900 visualizações no canal do YouTube, é só acessar o link www.youtube.com/c/ANUPOficial/live

Remodal