O Governo de Sergipe é o mais novo parceiro da ANUP Social, a frente de responsabilidade social da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), na oferta do curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância”. O lançamento oficial ocorreu na última segunda-feira, 2 de setembro.
A primeira turma conta com 450 participantes, incluindo estudantes e servidores públicos do governo estadual e das prefeituras municipais. O curso faz parte das ações do programa “Ser Criança”, política estadual da Primeira Infância de Sergipe, e será realizado em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit) e a Escola do Governo de Sergipe.
Segundo Érica Mitidieri, primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, o curso foi selecionado pelo governo devido à qualidade do conteúdo e ao formato que facilita a capacitação de um grande número de servidores, já que é estruturado na modalidade de Educação a Distância (EaD).
“O curso possui uma plataforma acessível e intuitiva, com um design bem planejado e criativo, além de um conteúdo técnico de excelente qualidade”, destaca Érica. “Assim, conseguimos alcançar muito mais pessoas, ampliando o conhecimento sobre a Primeira Infância e fortalecendo a política estadual”, complementa a secretária.
SENSIBILIZAÇÃO
Com duração prevista de dez semanas, o curso é composto por oito módulos que abordam temas como direitos, experiências, cuidados, habilidades, ações e o futuro das crianças. Além da turma inicial, o Governo de Sergipe prevê a formação de mais quatro turmas entre o final deste ano e 2025.
Para Helga Müller, diretora de Primeira Infância da secretaria, o curso é essencial para sensibilizar a sociedade sobre a importância do tema. “O programa ‘Ser Criança’ coloca as crianças no centro das ações do governo, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos saudáveis e éticos. O curso, por sua vez, qualifica os profissionais e sensibiliza a sociedade sobre a relevância da Primeira Infância”, enfatiza.
Desenvolvido pela ANUP Social em parceria com as fundações Maria Cecília Souto Vidigal e Bernard van Leer, o curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância” oferece uma formação voltada à importância do cuidado e proteção de crianças de 0 a 6 anos, como forma de reduzir as desigualdades sociais no país.
Todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente para organizações públicas e privadas, como Instituições de Ensino Superior, governos, prefeituras, empresas, ONGs e OSCs, que queiram capacitar seus profissionais e estudantes. Para isso, a entidade interessada precisa dispor de um ambiente virtual de aprendizagem.
POLÍTICAS PÚBLICAS
De acordo com Julia Jungmann, gerente de Responsabilidade Social da ANUP, a parceria com a Unit e o Governo de Sergipe segue um modelo que viabiliza o acesso ao curso para órgãos que não possuem plataforma EaD. “Em algumas ocasiões, essa falta de estrutura limita a implantação do curso, mas essa parceria é um exemplo de como a união entre o público e o privado pode impulsionar demandas importantes da sociedade”, explica.
“A Primeira Infância tem ganhado espaço nas políticas públicas em todo o país e, quanto mais longe chegarmos, mais pessoas capacitadas teremos para promover uma sociedade justa e menos desigual”, celebra Julia.
Saiba como levar o curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância” para a sua instituição, gratuitamente, aqui.
Foto: ASCOM SEASC