Notícias

Img

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMECTI), aderiu ao curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância”, oferecido pela Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP).

O curso, desenvolvido em parceria com as fundações Maria Cecília Souto Vidigal e Bernard van Leer, visa a capacitação de profissionais sobre a importância do cuidado e proteção das crianças de 0 a 6 anos para a redução da desigualdade social no Brasil.

Catarina Ortega Félix da Silva, técnica do Núcleo Pedagógico de Educação Infantil da Secretaria, conta que a SEMECTI conheceu o curso da ANUP pela rede Urban 95, iniciativa internacional da Fundação van Leer para incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano.

“Após tomarmos conhecimento, procuramos a ANUP. A gerente de Responsabilidade Social, Júlia Jungmann, nos auxiliou na instalação da plataforma de estudo e explicou os temas e formatos do curso. Após esse processo, formatamos a plataforma com os dados da Prefeitura de Itaquaquecetuba, criando um perfil administrador, pois a meta é expandir o curso para as demais secretarias “, explica Catarina.

A articulação para viabilizar o curso contou com os esforços do atual secretário de Educação de Itaquaquecetuba, José Rosa Martins, e da ex-secretária Maria Cristina Perpétuo.

IMPACTO

Inicialmente, o curso será ofertado aos servidores da educação, com planos de expansão para incluir servidores do desenvolvimento social, saúde e outros setores. “A estimativa é que aproximadamente 3.500 servidores participem dessa formação intersetorial”, ressalta Catarina.

A técnica destaca a importância da participação dos profissionais nesta formação. “A formação irá enriquecer a autoformação dos educadores e promover reflexões sobre suas práticas pedagógicas. O curso será fundamental para orientar o percurso formativo dos profissionais, possibilitando a transformação e construção de uma abordagem que respeite a primeira infância”, destaca ela.

Catarina avalia o curso da ANUP como fundamental para o município. “Superou as expectativas! É um curso extremamente completo e interdisciplinar. Oferecê-lo gratuitamente a todos os servidores é um marco no compromisso com o atendimento e compreensão dos direitos e necessidades de nossos meninos e meninas”, conclui.

COMPROMISSO

Júlia Jungmann, gerente de Responsabilidade Social da ANUP, explica que a parceria fortalece a importância do tema na agenda das políticas públicas, conquistando cada vez mais espaço e engajamento.

“Ter o município de Itaquaquecetuba ao lado da causa da Primeira Infância é um importante passo para ampliar o alcance e a efetividade das políticas públicas voltadas para nossas crianças”, avalia Júlia.

Ela ressalta que a adesão da Prefeitura de Itaquaquecetuba, inicialmente pela Secretaria de Educação e, posteriormente, para as demais secretarias, influenciará milhares de pessoas a voltar sua atenção para a causa da Primeira Infância.

“A adesão da prefeitura ao curso da ANUP reforça o compromisso do município com a formação de seus profissionais e a promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, completa.

Saiba mais sobre o curso e como levá-lo para a sua Instituição aqui.

Foto: Canva

Remodal