Em resposta ao editorial publicado pelo jornal O Estado de São Paulo, na última terça-feira (20), intitulado “Distante da boa educação”, o professor emérito da USP e presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Frederic Michael Litto, reafirma a qualidade da educação a distância no Brasil e do modelo que é adotado por instituições referenciadas como as Universidades de Oxford, Harvard e Cambridge.
Confira a nota na íntegra:
“É imprescindível distinguir entre a educação a distância (EAD) como modalidade no ensino superior e a maneira como está sendo implantada no Brasil nos últimos 20 anos. Se fosse ineficaz, como alega o editorial (“Distante da boa educação”, 20/8/19), não faria parte, hoje, das atividades de ensino de instituições de excelência como MIT, Harvard, Oxford e Cambridge (tendo sido iniciada em 1858, na Universidade de Londres, com cursos por correspondência). Considerando seu potencial de incluir na comunicação digital ricas soluções de aprendizagem (para inúmeras matérias), como realidade virtual, simulações 3D, interatividade com sites baseados na inteligência artificial e intercâmbio de ideias com colegas (não importando as distâncias) – tudo organizado por equipes profissionais -, a EAD oferece incontestável superioridade ao professor sozinho na sala de aula presencial, fato inadmissível por parte de defensores de uma visão antiquada do magistério. Não há dúvida quanto à necessidade das experiências presencial e prática na formação de futuros professores, bem como de profissionais de saúde. Mas, se insistirmos em ser uma nação que exclui da prioridade do estudo jovens em desvantagem socioeconômica, permitir faculdades de educação que enfatizam a teoria acima da prática e marginalizam novas tecnologias de comunicação, assim como ter paciência excessiva com órgãos governamentais, que só agora estão eliminando os aspectos de tutelagem com relação ao ensino, testemunharemos o doloroso desequilíbrio entre sucessos e fracassos.”
Fredric Michael Litto
Professor emérito da USP e presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância-ABED