Notícias

Img

Entre as atividades da programação da Conferência Regional de Educação Superior (CRES +5), que ocorre em Brasília entre os dias 13 e 15 de março, está o painel “Instituições de Ensino Superior e Educação Básica de qualidade: Conexões para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”.

O debate, inserido no Eixo 4: “O papel da educação superior diante dos desafios sociais da América Latina e Caribe”, entre os 12 eixos temáticos da CRES+5, será realizado na sexta, 15, das 9h às 10h15. Para participar como ouvinte, envie nome completo, IES, cargo e telefone (com DDD) para o e-mail secretaria@anup.org.br até a próxima quinta, 14, até o meio-dia. A confirmação é necessária porque o espaço é limitado a 21 pessoas.

O painel foi pleiteado pela Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e aprovado pela organização da CRES+5. A coordenação é da ANUP Social, área de ESG da ANUP. A mediadora do debate será a gerente de Responsabilidade Social da ANUP, Júlia Jungmann.

Os convidados para levantar a discussão foram a Coordenadora-Geral da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT), Ângela Stoianoff; a Oficial de Programa para Segurança de Insumos em Saúde Sexual e Reprodutiva do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Nair Souza; o vice-presidente da ANUP e Conselheiro Curador da Fundação Pitágoras, Juliano Griebeler e a Diretora-Executiva da Rede Mondó, Carolina Maciel.

O objetivo do painel é discutir como as Instituições de Ensino Superior (IES) podem devolver valor à sociedade, atuando na promoção da educação básica, em especial na região amazônica.

Durante o debate, serão apresentadas experiências e projetos que demonstram como as universidades podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica na região, formando cidadãos críticos, conscientes e engajados com as questões locais e globais.

Além disso, o painel abordará as conexões, sinergias e complementaridades entre as IES, o setor produtivo e as organizações sociais, destacando o papel das universidades como promotoras de conhecimento aplicado num arranjo que insere a comunidade escolar como protagonista do desenvolvimento social e territorial com foco na sustentabilidade.

SOBRE A CRES+5

A CRES+5 é promovida pelo Ministério da Educação — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) — em parceria com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC) e com o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces).

A conferência será a oportunidade de analisar as conquistas da educação superior da região e estabelecer as prioridades para a próxima CRES, a ocorrer em 2028. O objetivo é destacar o progresso alcançado desde a conferência de 2018, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, principalmente após a crise pandêmica da Covid-19.

Mais de 1,7 mil pessoas se inscreveram para participar do encontro, que contará com simpósios, mesas-redondas, palestras e outras atividades. No último dia, serão finalizadas as análises e as redações de cada um dos eixos temáticos — realizadas desde agosto de 2023 pelos Grupos de Trabalho (GTs) —, assim como a redação da Minuta de Declaração da Conferência. Parte da programação terá transmissão ao vivo.

Saiba mais no site oficial do evento, aqui.

Remodal