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Eixo Temático 12, último da CRES+5 — reunião de prosseguimento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES) —, vai debater os caminhos que a educação superior na América Latina e no Caribe pode seguir nos próximos anos. Não há apenas uma, mas diferentes trajetórias possíveis, que dependem de uma análise cuidadosa da história, das tendências contemporâneas e de um esforço coletivo de imaginação e ação política. 

Nesse sentido, o 12º eixo é transversal a todos os outros e se alimenta dos debates e das análises propostos em cada um deles. Além disso, representa um espaço de abertura a ideias ainda não enunciadas ou menos visíveis; a temas emergentes; e a possibilidades futuras que nos faltam inventar. 

Esse eixo é composto por dois subgrupos complementares: “12.1 Os futuros da educação superior na América Latina e Caribe” e “12.2 Os futuros da educação superior no Caribe”. Levando em consideração as singularidades de cada sub-região, o objetivo é construir análises e propostas para o futuro que sejam capazes de atender às diferentes necessidades e prioridades de cada sociedade, assim como promover maior troca de conhecimentos e ações de cooperação efetivas entre os países latino-americanos e caribenhos. Trata-se de valorizar o singular e fortalecer o comum, a fim de construir um futuro de integração solidária, baseada em uma educação superior de qualidade, relevante, pertinente e inclusiva.  

Participantes do GT12.1: Amanda Harumy, secretária-executiva da Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes (Oclae); Soraya Smaili, professora titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Francisco Tamarit, professor titular da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) e coordenador-geral da III CRES.  

Consultores do GT12.2: Cheryl Gibson, tutora acadêmica no campus aberto da Universidade das Índias Ocidentais (Barbados); Dameon Black, diretor-executivo da Comissão de Educação Superior da Jamaica; Dhana Lazarus, oficial de Credenciamento do Conselho Nacional de Credenciamento de Granada; Mercedes González Fernández-Larrea, professora da Universidade de Havana (Cuba).  

Documento-base  Já estão disponíveis as minutas dos documentos-base resultantes das atividades dos Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis por cada eixo temático da CRES+5. A quarta reunião preparatória da Conferência ocorreu em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro, e discutiu as minutas desses documentos, cuja versão final deverá ser preparada pelos GTs e disponibilizada no site da CRES+5 até o dia 6 de março.   

CRES+5 – A reunião de acompanhamento da III CRES está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC). O público-alvo da Conferência são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de educação superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente. 

CRES – A III Conferência Regional de Educação Superior, realizada em Córdoba (Argentina) em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028. Após a Conferência Mundial de Educação Superior, em 2022, os atores de educação superior da região avaliaram a necessidade de realizar uma reunião de acompanhamento da III CRES, a fim de promover um processo participativo que destacasse o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente relacionados à pandemia da Covid-19. Assim, a CRES+5 será a concretização dessa decisão, permitindo analisar as conquistas da educação superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior, prevista para 2028. 

Com informações da Sesu e do UNESCO-IESALC.

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