Notícias

Img

Em parceria com a Universidade Dasa, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação de Breves, a Rede Mondó iniciou, nos dias 5 e 7 de abril, atividades referentes à área da Saúde, previstas no plano de ação do programa. A Capacitação em Emergência e Parada Cardiorrespiratória aconteceu na sede da UNOPAR e contou com a participação de cerca de 50 profissionais da Saúde e da Educação. Em maio, uma nova capacitação será ofertada, dessa vez, exclusivamente para parteiras, com foco na atenção básica e no acompanhamento da saúde da gestante.

A Rede Mondó chegou na cidade de Breves, localizada no Marajó (Pará), em junho de 2021, com o principal objetivo de conhecer a realidade da população e ao mesmo tempo encontrar soluções práticas para problemas sociais a partir do ambiente escolar. De maneira colaborativa, foi finalizado em setembro de 2021, um diagnóstico com dados sobre as áreas  de saúde; moradia, energia e água; bem-estar e qualidade de vida; e desenvolvimento econômico na cidade.

Idealizada pela Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e composta por organizações privadas e públicas, a Rede conta hoje com parceiros como a Dasa, o Movimento Bem Maior, a Falconi, a Fundação Pitágoras e outros.

“Entre nossos objetivos de atuação em Breves estão promover o desenvolvimento local, melhorar os serviços de saúde a partir do ambiente escolar e fortalecer os atores que estão em torno do ambiente escolar. Essa capacitação veio para dar início às nossas ações na área da Saúde. Ter a Universidade Dasa, o Programa Se Cuida, a SEMED e a SEMSA  como parceiros é de fundamental importância na realização da nossa missão em Breves”, explicou a diretora executiva da Rede Mondó, Carolina Maciel.

Nos meses de março e fevereiro, a Rede Mondó esteve presente no município com ações voltadas à Educação (em parceria com o Instituto Ilumine, a Fundação Pitágoras, a Dasa e o Programa Se Cuida) com a realização da 1° Ciclo de Formações da Rede Mondó/SEMED – Breves, que contou com as palestras “Como retornar às aulas presenciais em segurança”, ministrada pela Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto, médica pediatra e infectologista, consultora em vacinas da Dasa e professora associada da disciplina de Infectologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo; “Retorno às aulas presenciais: acolhimento aos professores”, ministrada por João Paulo Almeida, especialista em Habilidades e Práticas Socioemocionais pelo Instituto Singularidades e coordenador da pós-graduação Formação Integral: Autoconhecimento, Habilidades Socioemocionais e Práticas Educacionais Inovadoras, no Instituto Singularidades; e “A educação frente aos desafios e práticas desse novo tempo”, ministrada por Fernanda Sobreira, pedagoga pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão de Escolas, formada em Relações Humanas e Metodologias Facilitadoras.

Estiveram presentes nos eventos mais de 500 professores, coordenadores e diretores escolares. Os encontros  aconteceram de forma virtual, com transmissão presencial ao vivo, nos dias 16 de fevereiro, 3 e 11 de março e seguem à disposição do público interessado no canal do YouTube da Rede Mondó.

Aconteceu também em março, a 4ª Jornada de Implantação do Sistema de Gestão Integrado (SGI), voltada à capacitação de diretores escolares, coordenadores pedagógicos e gestores de educação da SEMED. Desenvolvido nos anos 90 pela Fundação Pitágoras, o SGI tem como principal objetivo alinhar e potencializar os esforços do sistema municipal de educação de maneira conectada. O foco da implantação do sistema na cidade de Breves é que alunos, educadores, famílias e lideranças promovam, de maneira integrada, a melhoria da qualidade da educação na região. Esse foi o quarto, de 20 encontros mensais a serem realizados ao longo de dois anos, onde os participantes receberão certificado de pós-graduação em Gestão Escolar, validado pela Faculdade Pitágoras.

Aprovação no Projeto Legado

Em março, a Rede Mondó recebeu com entusiasmo o resultado da aprovação através de Edital no programa de aceleração Projeto Legado. Oferecido anualmente, gratuitamente, pelo Instituto Legado, o programa é focado em contribuir com a expansão e desenvolvimento de iniciativas de impacto social e ambiental. Foram 44 iniciativas aprovadas entre 160 inscritas, de 17 estados e 66 cidades. O Instituto Legado de Empreendedorismo Social nasceu em 2013 para impulsionar o Movimento Transformador Massivo. É uma das entidades mais respeitadas no que diz respeito ao engajamento cívico.

Ao longo de oito edições, o Instituto já apoiou 232 organizações e contribuiu para que 21 delas recebessem o Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, investimento financeiro para desenvolvimento de projetos de expansão elaborados durante o processo de aceleração.

Remodal