Viver numa cidade melhor, com mais segurança, com educação e saúde de qualidade é o sonho de todos. Mas isso só é possível com a participação e envolvimento do poder público, empresas, organizações e população.
Para isso, o Colab, que é uma rede social destinada à solução de problemas nas cidades do país, está convidando os cidadãos brasileiros a fazer um raio-x da cidade em que vivem. A ferramenta foi criada com o objetivo de conectar pessoas que desejam reportar e divulgar problemas de suas respectivas regiões.
A Anup Social apoia o projeto e convida as Instituições de Ensino superior a mobilizar seus alunos para que também respondam a consulta. Para isto basta acessar o site www.colab.re ou baixar o aplicativo Colab e responder a 29 questões de múltipla escolha sobre temas como transporte, inclusão, serviços básicos e transparência. Além disso, é possível também participar de um diagnóstico do avanço do Brasil nas metas de desenvolvimento urbano sustentável da ONU. A pesquisa estará disponível até o dia 24 de dezembro.
As perguntas da consulta estão relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) da ONU, que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros e sustentáveis. Hoje, mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas. No Brasil essa parcela é de quase 85%.
Sobre o Programa
A consulta Cidades Sustentáveis é uma parceria entre Colab e ONU-Habitat, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. Nesta consulta, o ONU-Habitat pede aos brasileiros e brasileiras que comparem a vida urbana de hoje à de dois anos atrás. Quem participar deverá indicar se concorda ou discorda de afirmações como “O acesso a transportes públicos seguros, acessíveis e sustentáveis na cidade onde moro está melhorando”, “A qualidade da gestão de resíduos (coleta de lixo e materiais recicláveis) na cidade em que moro está aumentando” e “Na cidade em que vivo há possibilidade de os cidadãos participarem do planejamento urbano local e da gestão local”.
Sobre o Colab
O Colab é uma plataforma que conecta cidadão a governo, para dar mais voz ao cidadão e permitir ao governo que pratique uma gestão mais compartilhada e eficiente. As demandas da população são levadas a prefeituras pelo sistema do Colab, sem paradas burocráticas ou empecilhos. O Colab foi fundado em 2013 e sua plataforma é usada por 200 mil brasileiros – nos apps Colab e Sem Dengue – e por mais de 100 prefeituras em todo o país. O Colab foi reconhecido internacionalmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2015, como um dos cinco melhores aplicativos de governo e participação do mundo segundo a ONU.