Notícias

Img

Pesquisas recentes revelam que vem aumentando, no mundo e no Brasil, o número de jovens envolvidos em episódios de bullying e automutilação. Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, (INEP), 17,5% dos estudantes brasileiros sofrem bullying. Outro dado preocupante vem do Ministério da Saúde que aponta que, em 2016, o suicídio era a quarta causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Para virar o jogo desta triste realidade de violência psicológica, especialistas defendem que é preciso falar sobre o assunto, propagar os números que mostram esse flagelo para os jovens. Defendem ainda o debate amplo sobre o tema em todos os ambientes da sociedade, especialmente nas escolas, faculdades, universidades e centros universitários como determina a Lei 13.663 de 2018.

A legislação prevê que os ambientes de ensino devem “promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying)”.

Para debater esse tema tão importante e urgente, a ANUP, realizará no dia 15 de abril um webinar com o psiquiatra da criança e adolescente, Dr. André Salles. Ele vai falar sobre a vulnerabilidade emocional dos estudantes. A ideia é aprofundar o debate sobre os conceitos, como detectar essas situações e a atuação nas resoluções dos conflitos. O especialista também vai falar sobre o cenário das políticas públicas voltadas para o tema no Brasil e como as escolas, faculdades, universidades e centros universitários, podem atuar.

O debate será feito via webinar. Quem acompanhar o conteúdo ao vivo poderá fazer perguntas ao especialista em tempo real. Os interessados devem se inscrever neste endereço http://bit.ly/2YyWaBr
O evento ocorre no dia 15 de abril, às 16hs.

Remodal