Notícias

Img

O Criança Feliz, do Ministério da Cidadania, é um dos 15 finalistas do WISE Awards 2019, prêmio da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação que reconhece as iniciativas mais inovadoras do mundo na área. O programa do governo federal foi selecionado entre 482 projetos, ao lado de outros da Inglaterra, França, Índia, Quênia, Ruanda, Jordânia, China e Estados Unidos.

A premiação é uma das mais concorridas do mundo e abrange iniciativas públicas e privadas. De acordo com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, a indicação valoriza as ações do Criança Feliz – presente em 2.622 municípios brasileiros e que já atendeu mais de 552 mil crianças e gestantes. “O programa foi escolhido, também, por ser o maior do mundo em atenção à primeira infância. O governo brasileiro fica muito honrado e queremos cada vez mais que o Brasil seja destaque na área social”.

Entre os critérios analisados pelo do júri estavam a inovação e a capacidade dos programas transformarem indivíduos, comunidades e sociedades, além da apresentação de um plano claro de desenvolvimento. O que, de acordo com a secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa, torna o reconhecimento ainda mais significativo. “É uma honra ser selecionado entre tantos inscritos e receber este retorno positivo da comunidade internacional”.

Finalistas
“Cada um dos finalistas do WISE Awards 2019 criou uma solução comprovadamente eficaz diante de desafios globais. Seja para garantir o acesso à educação básica na infância ou para preparar as crianças para o futuro, cada projeto já está transformando vidas e representa um modelo inspirador. Consideramos estas iniciativas vitais para a inovação na educação”, considera o diretor da WISE, Stavros Yiannouka.

Os vencedores serão anunciados em julho, e a premiação será durante a reunião da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, em novembro, em Doha, no Catar. Além das oportunidades de promoção e criação de redes de trabalho, cada iniciativa vitoriosa receberá U$ 20 mil.

WISE Awards
Todos os anos, a premiação da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação reconhece e promove projetos inovadores e de sucesso que abordam desafios mundiais na área. Desde 2009, a WISE recebeu mais de 3.600 inscrições de mais de 150 países.

Criança Feliz
Coordenado pelo Ministério da Cidadania – por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social – o programa promove o desenvolvimento adequado na primeira infância, integrando ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos. Em visitas semanais, técnicos capacitados orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos que recebem o Bolsa Família e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As gestantes também são atendidas. Até o momento, mais de 12,7 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por cerca de 16 mil profissionais.

Referência: Ascom/ Ministério da Cidadania

Remodal