Notícias

Img

O mês de setembro é internacionalmente dedicado às campanhas de conscientização e prevenção ao suicídio. Isso porque no dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. No Brasil, um movimento iniciado em 2015, o “Setembro Amarelo”, chama a atenção das pessoas para o tema. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas ações, garantindo mais visibilidade à causa.

Segundo estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) a taxa de suicídio entre adolescentes no Brasil aumentou 24% entre 2006 a 2015. Já um levantamento realizado no Reino Unido, revelou que adolescentes entre 12 e 15 anos que sofrem bullying na escola, apresentam risco até três vezes maior de tentar o suicídio. Combater o bullying pode ser uma forma de evitar casos de suicídio entre adolescentes.

A ANUP entende a importância de discutir esse tema nas instituições de ensino superior, por esse motivo, apoia o Setembro Amarelo e convida você a se juntar a essa causa. Escolas e universidades podem promover atividades e falar sobre prevenção. Entidades do setor público e privado podem iluminar de amarelo as fachadas dos prédios. Já a população pode ajudar usando uma fita amarela, conversando sobre o tema em seus grupos e divulgando o site do movimento setembroamarelo.org.br

No site é possível ter acesso a todo o material de divulgação, materiais informativos sobre o tema e ficar por dentro das ações em todo o país. Nele também é possível ter acesso aos canais de ajuda, com números de telefones, e voluntários prontos a atender as pessoas que estão passando por algum tipo de sofrimento.

Ajude a divulgar o movimento em seus grupos, participe dessa campanha!

Remodal