Notícias

Img

Na última quarta-feira (4) a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discutiu a educação superior no Brasil. O evento faz parte do ciclo “Educação em Debate”, que toda semana promove encontros com especialistas de diversas áreas da educação para discutir os desafios do país.

A palestra foi promovida pela Frente Parlamentar Mista da Educação. Participaram do encontro o diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior no Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas de Souza, e o professor Paulo Barone.

Dentre os temas mais discutidos na reunião estavam o corte de bolsas do CNPQ e o Programa Future-se do governo federal.

Durante o debate, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) falou sobre a possibilidade de enviar um projeto de lei ao Congresso para tentar cobrir os valores referentes as bolsas de estudo do CNPQ. “Estamos trabalhando para dar mais tranquilidade aos bolsistas do CNPQ, já fechamos um acordo com o governo nesse sentido e acredito que o governo vai cumprir esse acordo”, explicou.

O professor Paulo Barone falou sobre a possibilidade dos doutorandos auxiliarem em tarefas profissionais e serem remunerados, como já acontece na residência médica. Já o representante do MEC defendeu o programa Future-se e assegurou que ele não irá interferir na autonomia das universidades.

Referência: ANUP com informações da Agência Câmara

Remodal