Notícias

Img

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado na última terça-feira (10), as Comissões da Mulher e da Família, da Câmara dos Deputados, realizaram o Simpósio de Prevenção ao Suicídio e Automutilação.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, 800 mil pessoas no mundo todo tiram a própria vida. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio já é a segunda causa mais comum de mortes.

O evento contou com a participação de especialistas, parlamentares, representantes do governo, ministros de estado e associações que abordam a temática.

Entre os participantes estavam a secretária Nacional da Família, Ângela Gandra; a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; o presidente da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio, Humberto Corrêa; o presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina, Dr. Antônio Geraldo, entre outros representantes das secretarias de Igualdade Racial, da Juventude, e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A presidente da ANUP, professora Elizabeth Guedes, esteve presente prestigiando o Simpósio.

O ministro da saúde admitiu que o Brasil possui uma rede de saúde mental pequena, com Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) concentrados nas cidades grandes e médias. Ele observou, por outro lado, que o país conta com um “exército” de agentes comunitários de saúde, professores e assistentes sociais que podem identificar possíveis suicidas.

Antônio Geraldo alertou os jovens e os presentes sobre o uso de álcool e drogas como propulsores do suicídio e da automutilação.

Já a ministra Damares Alves falou sobre a importância da parceria com a sociedade civil no combate e prevenção ao suicídio e lembrou da campanha Acolha a Vida, lançada em abril, pela pasta, com o objetivo de prevenir e combater o suicídio e a automutilação entre crianças, adolescentes e jovens.

Na oportunidade, o MMFDH lançou mais um vídeo de combate à automutilação e ao suicídio. O vídeo tem a participação da empresária Luiza Brunet, da atriz Regina Duarte, do ex-técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardinho, e do velejador Lars Grael.

Ajuda

O Centro de Valorização da Vida (CVV) se coloca à disposição para ouvir pessoas que se sentem sozinhas e querem compartilhar seus sentimentos com alguém, por meio do número de telefone 188 ou pelo chat online: www.cvv.org.br. Ajuda profissional pode ainda ser buscada nos CAPS.

Remodal