Notícias

Img

Antes da pandemia do covid-19 e da exigência do isolamento social, o ensino a distância já vinha crescendo nos últimos anos.

O Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, realizado pelo Instituto Semesp, confirma que a modalidade cresceu 145% entre 2009 e 2018 nas universidades. As matrículas para EAD cresceram 16,9% de 2017 para 2018. De acordo com Rodrigo Capelato, diretor-executivo do instituto, o crescimento do EAD vem da migração de alunos de cursos presenciais.

O estudo, que está em sua décima edição, revela que a taxa de escolarização líquida, índice de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total de pessoas da mesma faixa etária, é de 17,9%, porcentual considerado baixo e ainda distante da meta estabelecida pelo PNE, que determina taxa líquida de 33% até 2024.

O levantamento também mostra que a maioria dos estudantes vem de escolas públicas e que os cursos mais procurados nas instituições de ensino superior privadas são pedagogia, administração e contabilidade.

No futuro, pós-pandemia, o ensino superior deverá sofrer mudanças com um novo modelo presencial, com aulas remotas ao vivo para atrair o público mais jovem.

Referência: Anup com informações do Instituto Semesp.

Remodal