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Uma comitiva de Moçambique visitou a sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na tarde desta quinta-feira, 8 de março. O grupo, formado por especialistas da área de educação, está no Brasil em uma visita exploratória. O objetivo é conhecer instituições brasileiras com experiência na elaboração de conteúdo voltado à educação financeira de crianças e adultos.

Durante a visita, a comitiva conheceu o trabalho realizado pelo Inep, a estrutura da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o desempenho do Brasil em letramento financeiro, revelado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015. A presidente do Inep, Maria Inês Fini, falou sobre a importância de parcerias para discutir a implementação de disciplinas voltadas à educação financeira e destacou o processo de transformação no cenário educacional brasileiro, por meio da BNCC. A presidente do Inep também destacou a necessidade de novas discussões sobre a implantação da matemática financeira nas salas de aula das crianças e dos jovens brasileiros.

Ismael Nhezê, representante do Instituto do Desenvolvimento da Educação (Inde), órgão com papel social semelhante ao do Inep em Moçambique, justificou a escolha do Brasil para a visita exploratória em função das experiências e estudos que o país desenvolve sobre a temática. A proposta é firmar com o Inep um Programa de Cooperação Técnica Brasil-Moçambique para trocar experiências sobre a implementação dos trabalhos educacionais voltados para área financeira nas salas de aula.

Remodal