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Ao longo do segundo semestre deste ano, a ANUP – como convidada do Comitê da ENIMPACTO (Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto) – participou de uma série de articulações, juntamente com órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil, com o objetivo de promover um ambiente favorável ao estímulo, desenvolvimento e fortalecimento de investimentos e negócios de impacto no Brasil, e em especial no ensino superior. O resultado disso é um documento que está sendo consolidado com todas as estratégias discutidas em 2020 e será entregue no próximo ano à SESU (Secretaria de Educação Superior) e à outras entidades que atuam em prol da inovação social. A ideia é que, a partir dessa iniciativa, sejam captados recursos para a apoiar a implementação dos projetos.

A ANUP faz parte do Grupo de Trabalho (GT 3), que atua com as instituições consideradas intermediárias, como é o caso das IES. Em agosto, com o apoio da associação, Grupo realizou um seminário sobre o tema, com a presença do secretário de educação superior, Wagner Vilas Boas, a presidente da ANUP, Elizabeth Guedes e o presidente da ANDIFES, Edward Brasil.

A ANUP atuou em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial – ICE, a ANPROTEC e a coordenação da ENIMPACTO, na realização de oficinas, webinars e encontros que discutiram, neste ano, sobre propostas que visam fomentar a agenda de investimento e negócios de impacto socioambiental nas IES em atividades de ensino, pesquisa e extensão, reconhecendo a importância da sua atuação para a formação de profissionais que pensam em soluções para problemas sociais e ambientais.

Dois grupos foram formados para discussão – um com representantes de federais e outro de particulares, e a ANUP coordenou as reuniões com o segundo, contando com a participação de várias associadas interessadas na agenda. Rogério Prado (UNIFENAS), Elizabete Saldanha (UNICID), Camilla Veiga, Marina Pequeneza e Karina Lakerbai (Kroton), Gabriel Cardoso (UDF), Alexandra Witte, e Filipe Guedes (YDUQS), Simone Imperatore (FOREXP), Marcos Oliveira e Márcia Capellari (IMED) e Beatriz Moraes (IBMEC/RJ) participaram ativamente na elaboração das estratégias para fomento do tema da inovação social no ensino superior.

Foram discutidas proposições como fomentar a inclusão do tema nas disciplinas de graduação e pós-graduação nas mais diversas frentes de conhecimento, estimular docentes/pesquisadores a criarem negócios de impacto a partir de pesquisas em desenvolvimentos também nas mais diversas áreas do conhecimento, conectando tecnologia e inovação socioambiental. Além disso, buscar reconhecer às IES que trabalham o assunto, por meio de um prêmio ou selo de certificação, por exemplo, e fomentar a criação de editais para disseminação da agenda.

ENIMPACTO
A Secretaria de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (SIN/MDIC) coordena a elaboração da ENIMPACTO, em articulação com os setores competentes do governo, do setor privado, da comunidade científica e acadêmica e da sociedade civil. O objetivo desta estratégia é trabalhar em políticas públicas a multiplicação de empreendimentos com ou sem fins de lucros, capazes de operar de maneira financeiramente sustentável e, ao mesmo tempo, responder aos desafios impostos pelos problemas socioambientais.

Para saber mais sobre a ENIMPACTO, clique aqui.

 

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