Notícias

Img

Na última sexta-feira, dia 23 de março, alunas do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara entraram no clima da páscoa e desenvolveram receitas funcionais e para pessoas com restrições alimentares, em celebração à data. A atividade, supervisionada pelas professoras Graziela Alves Zanotto Lopes e Patrícia Meciano Simone Barreto, foi realizada na Cozinha Experimental da instituição. As receitas, indicadas para indivíduos com intolerância à lactose, com restrição de gorduras, diabéticos e/ou celíacos, estão disponíveis no link https://goo.gl/24ZAaB.

Na ocasião, as docentes aproveitam para sugerirem outros pratos para a época. Elas lembram, no entanto, que doces devem ser consumidos com cautela e moderação. “Algumas pessoas possuem restrições a seu consumo e, assim, devem estar atentas para a melhor formulação nos diferentes produtos, sempre avaliando o valor nutricional e os ingredientes da preparação”, recomendam.

Especificamente em relação à páscoa, elas comentam que alguns fabricantes já estão oferecendo opções de ovos elaborados com chocolate sem lactose, “com uso de alfarroba como substituto do chocolate tradicional, além de ovos sem açúcar, sem glúten e sem corantes artificiais, alternativas para quem tem restrições alimentares”. “Além disso, também existem no mercado barras de chocolate sem lactose, que podem ser usadas para preparar diferentes pratos. Se a opção for ovo sem lactose, sugerimos com recheio de bombons feitos com o mesmo chocolate, e crocante ou com flocos de arroz. Também podemos usar sacolinhas com chocolate de alfarroba, que tem vários formatos e sabores, agradando assim a diferentes paladares”, completam.

Outras alternativas indicadas pelas professoras são tortas de frutas. “Já para a colomba pascal, por exemplo, poderíamos usar, no preparo, frutas secas como damasco e uva passas, e flocos de quinoa e linhaça, juntamente com gotas de chocolate meio amargo, tornando o prato mais saboroso e saudável”, dizem.

É possível também fazer um almoço de páscoa com alimentos saudáveis, segundo Graziela e Patrícia. “As melhores opções são saladas, legumes e peixes magros, assados ou grelhados. Para  sobremesa, prefira as frutas da estação. Outra dica seria consumir um mix de castanhas com cobertura de chocolate ou uma salada de frutas com calda de chocolate. Assim, mantém-se a tradição e não fica sem o consumo do chocolate nesse período, onde é tão requisitado”, sugerem.

A fim de evitar exageros, uma última recomendação das docentes é comemorar a páscoa apenas no dia. “Sendo assim, evite comprar e consumir ovos de chocolate antecipadamente, guarde-os e consuma-os com moderação, além de dividi-los com toda a família. E também não se esqueça de fazer exercícios físicos regulares”, aconselham.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Remodal