Notícias

Img

A Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) esteve presente no 4º Fórum Anual da União de Responsabilidade Social Universitária da América Latina (URSULA): a universidade como alavanca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizado em Porto Alegre (RS). O evento anual, realizado no Brasil pela primeira vez, teve início na última quarta-feira (25) e encerrou hoje (27). A ANUP participou do encontro e foi representada pela gerente de responsabilidade social, Júlia Jungmann.

O Fórum contou com a presença de representantes do meio acadêmico e organismos internacionais e governamentais de diversos países da América Latina, entre eles Peru, Argentina, Chile, México e Brasil. O evento abordou a responsabilidade social no ensino superior e a Agenda 2030 da ONU.

Durante o fórum foi discutida a necessidade de incluir os ODS nas grades curriculares das instituições de ensino superior, uma vez que as IES podem ser aceleradoras para o cumprimento da agenda 2030. Representantes de instituições de ensino superior contaram como estão se preparando para atender a Resolução do CNE homologada pelo MEC em dezembro de 2018. O PNUD também dividiu experiências na inclusão dos ODS em atividades acadêmicas.

A ocasião também marcou o lançamento do livro “Responsabilidade Social Universitária, o modelo Ursula: estratégias, ferramentas e indicadores”. O livro é um documento que pode ser utilizado por qualquer IES para avaliar o modelo de responsabilidade social utilizado e melhorar seus indicadores.

O evento ainda abordou temas como arquitetura da universidade sustentável, empreendedorismo e impacto social.

Atualmente o Brasil conta com apenas quatro instituições de ensino superior associadas à URSULA. A ANUP foi provocada a convidar suas associadas para conhecer a União e fazer parte desse grande projeto em prol da responsabilidade social no ensino superior.

Sobre a URSULA: Formada por mais de 150 instituições de ensino superior, divididas em 12 países latino-americanos, a União URSULA promove, desde 2016, ações de responsabilidade social universitária na América Latina.

Para mais informações acesse: http://unionursula.org

Remodal