Notícias

Img

A ANUP, como uma das apoiadoras da campanha Setembro Amarelo, buscou incentivar suas associadas a participarem do movimento. A iniciativa que busca conscientizar pais e professores sobre a importância de debater o tema, foi replicada por instituições de ensino superior associadas, em vários estados do país.

Conheça algumas ações desenvolvidas por nossas associadas durante o mês de Setembro:

Unigranrio/Caxias – Realizou a Semana de Responsabilidade Social nos dias 23, 25 e 26 de setembro, com ações voltadas à comunidade, como distribuição de materiais educativos, debates, além de uma programação destinada à campanha Setembro Amarelo, que alertou sobre prevenção do suicídio, exibiu filmes sobre a temática e debateu o assunto com a comunidade acadêmica.

Saiba mais em: http://bit.ly/2n7zf1T

Estácio Natal (unidade Ponta Negra) – Promoveu a I Jornada Interdisciplinar de Valorização à Vida em alusão à campanha Setembro Amarelo. Durante o evento, estudantes de Psicologia e Enfermagem discutiram e aprenderam mais sobre os mecanismos de identificação e tratamento para pessoas com comportamento suicida. Palestras sobre a promoção de saúde mental a partir do desenvolvimento de atividades artísticas e uma exposição sobre a complexidade da notificação compulsória em tentativas de suicídio e automutilação também foram realizadas.

Saiba mais em: http://bit.ly/2ml7fro

UNIFENAS – A Atlética do curso de Psicologia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, promoveu o 1º Encontro: Vidas ao Vento, em apoio à campanha de prevenção e combate ao suicídio, Setembro Amarelo. Durante o evento, os acadêmicos do curso de psicologia puderam debater o tema com profissionais da área e entender mais sobre o sofrimento humano e o que ele pode causar nas pessoas e em seus familiares.

Saiba mais em: http://bit.ly/2nOSgGO

UNICID – Os cursos de psicologia, pedagogia, enfermagem e administração da UNICID promoveram uma série de palestras sobre o tema durante o mês de setembro. A iniciativa foi idealizada pela Assessoria de Extensão da UNICID e também contou com o apoio do Curso de Medicina.

Saiba mais em: http://bit.ly/2nePYR6

Unisanta – O Complexo Educacional Santa Cecília – Colégio e Universidade ofereceu uma palestra sobre prevenção ao suicídio, com o presidente do Centro de Valorização da Vida (CVV), Renato Caetano. A atividade, dirigida à comunidade, alunos, pais, professores do colégio e da universidade, fez parte das ações de prevenção, conscientização e orientação sobre as angústias da adolescência e da população, desenvolvidas pelo Complexo Santa Cecília há muitos anos. A Unisanta e o Colégio Santa Cecília ainda iluminaram seus edifícios de amarelo em referência a campanha.

Saiba mais em: http://bit.ly/2neQuyw

UNIFG e FG – O Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio (GEPS), em conjunto com o Serviço de Pronto Atendimento Psicológico Universitário (PaPsi), promoveram debates e palestras sobre prevenção ao suicídio com diferentes públicos, plantão psicológico, e também uma roda de conversa com os profissionais da Rádio Guanambi FM. O objetivo era orientar os profissionais da comunicação e estudantes em como atuar na divulgação de casos de suicídios de forma ética e responsável.

Saiba mais em: http://bit.ly/2ncmAe2

A ANUP também lembra que o debate e as ações sobre prevenção ao suicídio e automutilação não podem ficar restritos ao mês de setembro. O suicídio ocupa atualmente a quarta posição entre as causas de morte mais comuns para jovens 15 a 29 anos. O dado é alarmante e, por esse motivo, o debate precisa ser constante. A Campanha Setembro Amarelo acabou, mas a luta de prevenção ao suicídio e automutilação deve continuar.

Remodal