Notícias

Img

Especialistas na área de educação participaram de uma audiência pública nesta semana, dia 17, e fizeram sugestões para a construção da Resolução que vai balizar a Extensão Universitária no país. O assunto foi discutido pela comissão da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que está definindo as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.

A Anup esteve presente, representada pela vice-presidente, Elizabeth Guedes, assim como outras entidades do setor da educação, entre elas a Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a Anec – Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, a Abruem – Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, a Abiee – Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas. Além de diversos Fóruns de Extensão , como o Fórum de pró-reitores de Extensão, de pró-reitores da Rede Federal, de Instituições Particulares e de Universidades Particulares.

Todas as contribuições recolhidas durante a audiência serão incorporadas ao projeto, que será apreciado pela Câmara de Educação Superior do CNE. O parecer, posteriormente, deve ser votado pelo Conselho Nacional de Educação. As Diretrizes só passam a valer após serem homologadas pelo Ministro da Educação.

O relator da Comissão, Gilberto Gonçalves Garcia, ressaltou que esta é a primeira vez que se realiza uma audiência pública no país para tratar da extensão universitária com a participação da sociedade organizada. “ Em uma convergência impar na história da educação e do ensino, se debateu o tema da extensão das IES no sentido de encontrar um caminho único que possa ser balizador para todas as instituições, independente de ser faculdade , centro ou universidade . Nunca houve um acontecimento como esse em nível de audiência pública, que refletisse o espírito propositivo de todas essas associações e instituições”, disse ele.

Para o conselheiro esse debate representa a maturidade que o tema da Extensão alcançou no Brasil. “No entanto, a Extensão ainda carece de uma ordem regulatória razoável para que possa se desenvolver no futuro”, finalizou Gilberto Garcia.

A Resolução que está em construção trata da regulamentação da Extensão Universitária, que já faz parte da vida acadêmica, mas até hoje não possui diretrizes que balizem e sirvam de referência às Instituições que já desenvolvem ou queiram desenvolver projetos extensionistas.

Remodal