Notícias

Img

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu 40 novas solicitações para credenciamento de Postos Aplicadores do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), sendo 22 para o Brasil e 18 para o exterior. O credenciamento conjunto de novas instituições aptas a se tornarem Postos Aplicadores ocorreu durante o Encontro de Coordenadores do Celpe-Bras (Enccelpe) 2018, realizado entre 25 e 27 de julho, na sede do Instituto, em Brasília (DF).

Os interessados têm até 10 de setembro para apresentar a documentação prevista na Portaria nº 344/2013. Até 7 de dezembro o Inep divulgará uma Portaria de Credenciamento com a relação de instituições aptas a realizar a adesão ao exame em 2019. Atualmente o Celpe-Bras conta com 65 Postos Aplicadores credenciados no exterior e 29 no Brasil. Na edição de 2018, 60 postos aderiram à aplicação do exame no exterior e 28 no Brasil. “Isto ocorre porque a cada edição os Postos Aplicadores são consultados quanto à adesão ao exame e ao quantitativo de vagas que serão ofertados”, explica Shirley Silva, Coordenadora-Geral de Exames para Certificação do Inep.

Novas solicitações – Entre os postos do exterior, a Argentina tem o maior número de solicitações: quatro no total. México e Peru têm, cada um, duas solicitações. Os demais países apresentaram apenas uma solicitação: Costa Rica, Espanha, Eslováquia, Estados Unidos, Finlândia, Israel, Itália, Noruega, Rússia e Uruguai.

Cronograma

Data

Atividade

10/08

Análise e parecer do Inep sobre a documentação apresentada

Até 10/09

Prazo para envio de documentação pendente

Até 21/09

Análise e parecer final do Inep sobre a documentação apresentada

Até 07/12

Publicação da Portaria de Credenciamento com a relação de postos que cumpriram todos os requisitos

 

Remodal