Notícias

Img

A Comissão de Educação da Câmara realizou na manhã desta quinta-feira (22) uma audiência pública, para apresentar as propostas do Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério da Educação para atualizar os referenciais de qualidade da educação superior a distância. Na reunião foram apresentados os resultados parciais do Grupo e discutidos os caminhos e o futuro para a modalidade.

A representante da SESU- Secretaria de Ensino Superior do MEC, Cleunice Matos Rehem, afirmou que o documento com os resultados do grupo de trabalho, deve ser apresentado ainda este ano. “Muito provavelmente no início de dezembro estaremos fazendo isso numa reunião presencial onde vamos apresentar o documento consolidado para fazermos os aprimoramentos devidos e em seguida podermos apresentar a sociedade”, disse Cleunice Rehem.

O representante da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior do MEC, Gustavo Fagundes, defendeu uma mudança na avaliação das IES. Para ele “A avaliação hoje, na verdade, acontece quase como uma inspeção escolar, um check list que o avaliador tem uma série de critérios que ele vai preenchendo se atende ou não atende, e aí perde-se uma oportunidade de enriquecimento e crescimento da instituição através da troca de experiência da observância de melhores práticas”, acrescentou.

A vice-presidente da ANUP, Elizabeth Guedes também defendeu uma mudança nos instrumentos de avaliação. “Nós deixamos de ter uma visão de liberdade, para termos uma visão de todo mundo tem de ser vigiado de perto. E aí como não há como vigiar todo mundo de perto, cria-se um aparato regulatório enorme e que não serve para grande coisa e que a sociedade não compreende. A minha esperança é que esse grupo de trabalho traga luzes para essa área, se não nós não vamos a lugar nenhum desse jeito”, finalizou.

Participaram da audiência a vice-presidente da Anup, Elizabeth Guedes, a representante da Secretaria de Educação Superior do MEC, Cleunice Matos Rehem, o representando a Conaes, Gustavo Fagundes, entre outras autoridades do setor.

Remodal