Notícias

Img

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB – realizou durante o último dia 28, em Brasília, seu oitavo Fórum, com o tema: Políticas Públicas e os desafios para a Educação Superior no Brasil. A conferência de abertura foi do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Ele falou sobre a autonomia universitária e os desafios de sua efetividade.

O Fórum contou ainda com três painéis. O primeiro tratou sobre realidade e perspectivas para o Ensino Superior: o Olhar do CNE. A presidente da Anup, professora Elizabeth Guedes, foi a moderadora deste painel, que contou ainda com a presença do painelista Antônio de Araújo Freitas, presidente da Câmara de Ensino Superior do CNE – Conselho Nacional de Educação.
O contexto internacional e as novas políticas para o fortalecimento da pós-graduação foi o tema do segundo painel que teve a presença da diretora de Avaliação e presidente substituta da Capes, Sônia Bao e o diretor e Relações Internacionais da Capes, Mauro Rabelo. A moderação ficou por conta do reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski.

E o último painel teve como tema “Os Desafios e perspectivas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil”, com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. O painel teve como moderador, o presidente do CRUB, reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto.

Por fim, durante os encaminhamentos foram debatidas as propostas do CRUB para uma nova política educacional.

Referência: ANUP

Remodal