Notícias

Img

A Universidade de Araraquara – Uniara começou a oferecer o curso de Serviço Social na modalidade a distância, uma das opções do processo seletivo que será realizado em junho. A graduação é coordenada pelo professor Alexandre Pierini.

“A proposta de tornar o curso a distância surgiu a partir de seu projeto presencial, quando foi devidamente adaptado à plataforma online. Em uma perspectiva mais moderna, a graduação se modificou bastante porque está relacionada à construção de políticas públicas. Então, hoje, a assistência social é feita na medida em que se consegue organizar, dentro do município, políticas públicas vinculadas às mais diferentes áreas, sejam elas educacional, da saúde, habitacional etc”, explica Pierini.

Ele comenta que, atualmente, o grande desafio do assistente social é ver a política pública como solução para os problemas sociais do país. “É o ponto central do nosso curso: contribuir para a organização dessas políticas dentro do município e da região de Araraquara”, destaca.

De uma maneira geral, o docente aponta que há assistência social em hospitais e empresas, por exemplo, “para pensar na construção do bem-estar social e na qualidade de vida de trabalhadores”. “O profissional pode atuar nesses locais, assim como em indústrias e no funcionalismo público. Hoje, o ramo se expandiu demais, tanto na iniciativa privada quanto na pública. Nos hospitais, o assistente social trabalha com equipes multiprofissionais, com psicólogos e psicopedagogos, por exemplo”, finaliza.

 

Na Uniara

A graduação possibilita a formação de assistentes sociais com sólidas fundamentações teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, que permitem compreender o significado da carreira e capacitam o profissional a intervir de forma crítica e qualificada nas demandas decorrentes da dinâmica da sociedade. Possibilita, ainda, uma formação que se baseia nos avanços da profissão, na produção de conhecimentos, nas respostas solicitadas pela dinâmica societária e profissional, e pelas entidades organizacionais da categoria.

O egresso formula e implementa propostas para expansão e desenvolvimento das políticas públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais. Dotado de formação competente em sua área de desempenho, ele possui capacidade de inserção nas relações sociais e no mercado de trabalho, sendo um trabalhador comprometido com os princípios e valores norteadores do Código de Ética do assistente social.

Mais detalhes sobre o curso a distância de Serviço Social da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br/cursos/ead/graduacao/servico-social ou pelo telefone 0800 55 65 88. Informações sobre o processo seletivo da instituição estão disponíveis no site www.uniara.com.br/vestibular.

Remodal