Notícias

Img

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, abriu, nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, o sistema eletrônico de coleta de dados do Censo da Educação Superior 2017. Todas as Instituições de Educação Superior brasileiras, comunitárias, públicas e particulares, deverão preencher as informações até 24 de abril de 2018.

O preenchimento dos dados é de responsabilidade do Pesquisador Institucional (PI), representante oficial da IES junto ao INEP. É o PI que responde aos questionários eletrônicos do sistema do Censo da Educação Superior – CENSUP, verifica e corrige possíveis inconsistências e responde qualquer questionamento.

Durante o período de preenchimento do questionário, os pesquisadores podem fazer, a qualquer momento, alterações ou inclusões necessárias nos dados das respectivas instituições. Após esse período, o Inep verifica a consistência das informações coletadas. O sistema do Censo é então reaberto para conferência e validação dos dados pelas IES.

Censo da Educação Superior

O levantamento estatístico realizado anualmente pelo Inep reúne informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes e informações sobre docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa. O Censo da Educação Superior é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e participação das IES em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies, e as bolsas da Capes. Ele também subsidia a avaliação, a supervisão e o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da Educação Superior. 

Clique aqui para acessar o sistema CENSUP 2017 : http://sistemascensosuperior.inep.gov.br/censosuperior_2017/

Remodal