Notícias

Img

Dados estatísticos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 a 2012 estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Estes dados ajudam a disseminar e facilitar o entendimento do Exame por parte da população. Anteriormente esses dados só estavam disponíveis em Microdados, um formato que para ter acesso exige o conhecimento de softwares específicos. Estas sinopses começaram a ser divulgadas no final de 2018, quando foram publicados os dados de 2013 a 2017.

As Sinopses Estatísticas do Enem apresentam uma síntese das principais informações coletadas junto aos inscritos, por meio do questionário socioeconômico, e pela aplicação do exame em si. Os documentos estão colocados por regiões geográficas e unidades da federação. As sinopses podem ser acessadas no site: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-do-enem

**Enem**
A prova do Enem é aplicada anualmente e serve, principalmente, como um “substituto do vestibular” para estudantes que querem ingressar no ensino superior.
Os alunos, com o resultado do Exame, podem pleitear os benefícios de bolsas estudantis como o Prouni e Fies, além de concorrer a uma vaga em universidade pública pelo Sisu – Sistema de Seleção Unificada.

O Enem permite ainda pleitear vagas em universidades de ensino superior portuguesas. Desde 214, o INEP firmou parcerias com mais de 30 instituições de Portugal. Hoje, mais de mil brasileiros estudam em universidades daquele país, fruto destes acordos.

Referência: ANUP com informações do INEP

Remodal