Notícias

Img

Deputado Luizão Goulart defende a valorização dos professores

A Anup – Associação Nacional das Universidades Particulares – continua sua série de entrevistas com novos parlamentares, que assumiram o cargo no último dia primeiro. Luizão Goulart, PRB (PR) tem como principal bandeira a educação. Ele, assim como a deputada Luisa Canziani, pleiteia uma vaga na Comissão de Educação. Saiba mais sobre esse parlamentar que é professor de formação.

Anup: Deputado, quais são suas propostas para a educação, aqui no Congresso Nacional?

L.G: Uma das propostas principais é a valorização dos profissionais da educação e melhorar a qualidade do ensino, porque em todos os níveis nós temos muita deficiência. Nós precisamos de professores melhores qualificados e valorizados. Uma vez que os professores sejam valorizados, vai atrair mais pessoas que queiram ser professores, e a gente sabe que a concorrência leva a uma melhor seleção. Então uma das bandeiras minha é a qualificação melhor dos profissionais da educação. Um investimento maior, principalmente, na infância e na adolescência. Eu vou propor, ainda, que tanto os governos federal, como estaduais e municipais tenham programas para facilitar a entrada e permanência dos alunos das classes populares na escola.

Anup: O que o senhor pensa sobre o financiamento estudantil?

L.G: Eu acho necessário. Muitas pessoas, a grande maioria das pessoas não tem condições de pagar ensino superior, dependendo do curso, se torna praticamente inviável. Então o financiamento é uma das alternativas. O ideal seria a educação pública, gratuita, de qualidade, em todos os níveis, mas a gente sabe que essa não é a realidade do nosso Brasil. Então, alguns programas do governo que permitem o ensino para ao alunos mais carentes são uma alternativa. Mas, o financiamento também não pode ser a forma principal de acesso a universidade, para um dos alunos das classes mais populares. Tem que ter um programa do governo para isso, como nós temos o Prouni.

Anup: E em relação a educação a distância. Qual seu posicionamento?

Eu não acho que o ensino a distância deva substituir o presencial. Ele sempre deve ser visto como complementar, como uma opção a mais para o estudante. Nós devemos investir mais no ensino presencial, dando oportunidade para que as pessoas tenham condições de frequentar as escolas e universidades.

Fonte: Anup

Remodal