Notícias

Img

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2017 para obtenção de diploma de Ensino Médio já podem consultar os resultados individuais na Página do Participante :http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial , acessível por meio portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas, disponíveis a partir das 18h desta segunda-feira, 5,  só podem ser acessadas pelo próprio participante após este informar o CPF e a senha cadastrada. Em 2017, mais de 1,2 milhões de jovens e adultos se inscreveram em busca do certificado do Ensino Médio.  Dentre os 492.613 participantes que estiveram presentes às provas de Ensino Médio, mais de 20% (102.638) obtiveram a certificação completa nas quatro áreas de conhecimento. Os demais resultados do Encceja, referentes à certificação do Ensino Fundamental, assim como das edições para pessoas privadas de liberdade e realizadas no exterior, permanecem com a divulgação prevista para 30 de março deste ano.

Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação deve se dirigir às Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia para solicitar a certificação.  Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar os órgãos competentes, selecionados na inscrição, e solicitar a declaração parcial de proficiência. Com essa declaração, eles ficam liberados de fazer as provas da área de conhecimento em futuras edições do Encceja.

Encceja – Criado em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada, o exame voltou a certificar o Ensino Médio em 2017. O Encceja é aplicado pelo Inep, mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmaram Termo de Adesão ao Encceja.

Acesse a Página do Participante e verifique os resultados: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Remodal