Notícias

Img

Oferecido pela Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA) desde outubro do ano passado, o curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância” – criado pela ANUP Social, frente de Responsabilidade Social da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e distribuído gratuitamente – atraiu um perfil de público cuja principal marca é a diversidade de atuação.

Entre as quase 800 pessoas que já concluíram as aulas, estão desde estudantes, professores e jornalistas a microempreendedores, arquitetos e técnicos judiciários. A lista é bem extensa e, de acordo com o economista Sérgio Orlando Pires de Carvalho, presidente da FGPA, atesta não só a qualidade do conteúdo, mas o alinhamento dele com os princípios da instituição.

“O curso está disponível em um ambiente clássico para a Educação a Distância, que é a plataforma Moodle, com conteúdo de primeira linha e de fácil navegação aos participantes. Além disso, a identificação com o tema foi imediata porque a Fundação é parceira da Educação e atua na prestação de serviços de Ensino, Pesquisa e Extensão, além do Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico, bem como à proteção e preservação do meio ambiente, à educação, à cultura, às artes e ao esporte, à saúde e à assistência social”, explica.

As discussões para a parceria entre a ANUP e a FGPA, com o intuito de disponibilizar o curso, começaram em julho de 2022 e foram encabeçadas por Júlia Jungmann, gerente de Responsabilidade Social da ANUP Social, com a parceria da profa. dra. Ana Marta, consultora pedagógica da Associação. As tratativas foram realizadas junto ao Conselho Curador da Fundação.

“Durante todo o processo, os representantes da FGPA se mostraram sensíveis ao tema e interessados em disponibilizar o curso por entenderem o impacto dele para toda a nossa sociedade. Estamos mais felizes ainda em perceber que temos atraído pessoas além da área da Educação. É importante que toda a sociedade se engaje nessa causa, que pode melhorar, e muito, a qualidade de vida das nossas crianças”, frisa Júlia.

PÚBLICO INSCRITO

Com o acordo firmado e toda a implantação finalizada, a Fundação promoveu um evento na cidade de Coronel Fabriciano, região Leste de Minas Gerais, para o lançamento da formação. A solenidade atraiu coordenadores de cursos de Graduação, gestores públicos, pedagogos e representantes de conselhos da Criança e do Adolescente, além de professores da Educação Básica.

Ainda que a ideia inicial tenha sido atrair pessoas da região mineira conhecida por “Vale do Aço”, o curso também recebeu inscrições de estudantes e profissionais dos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Distrito Federal e São Paulo, “ este último, com um número expressivo de participantes”, segundo o presidente da Fundação.

O resultado, portanto, surpreendeu. “A grande procura pela participação e conclusão do curso foi além do esperado: das 742 pessoas inscritas, 90% concluíram as aulas”, afirma Sérgio. “Prevaleceu, entre os nossos alunos, a diversidade”, completa.

Para o presidente da Fundação, esse resultado comprova a importância que a Primeira Infância vem adquirindo na sociedade. Iniciativas como essa também reforçam o papel que instituições de ensino e organizações da sociedade civil possuem na formação de profissionais conscientes dos impactos que os investimentos nessa fase da vida possuem para a redução da desigualdade social.

“A Educação Infantil é essencial para que a criança tenha um convívio social além do núcleo familiar. Ou seja, é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras. É nesta fase que se constrói a base para o funcionamento do nosso cérebro ao longo de toda a vida”, frisa.

PRIMEIRA INFÂNCIA

O curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância” foi elaborado pela ANUP Social com o apoio da Fundação Bernard van Leer e cooperação técnica da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Durante a fase experimental do projeto, o conteúdo foi validado por mais de 50 mil pessoas, entre estudantes, professores e servidores públicos. Diante do sucesso da iniciativa, a Associação decidiu oferecer o curso gratuitamente para Instituições de Ensino Superior (IES), órgãos públicos de governos estaduais e municipais, e empresas que desejem sensibilizar e capacitar estudantes e profissionais sobre o tema.

O objetivo é que ele seja incorporado às plataformas de educação continuada ou aperfeiçoamento profissional e seja ofertado como curso de extensão, atividade complementar ou disciplina curricular na modalidade Educação a Distância (EaD).

As aulas têm carga-horária de até 60h, foram desenvolvidas sob uma metodologia inovadora que mescla elementos como sala de aula invertida, cenários e contextualização – usando técnicas de storytelling, a partir de duas histórias que apoiam a abordagem do conteúdo e ilustram os conceitos.

Saiba mais sobre o curso aqui.

Remodal