Notícias

Img

A professora do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara (Uniara), Adeline Gil, participa, pela segunda vez, como avaliadora de trabalhos do Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), que está em sua sexta edição e traz como tema “Educação com tecnologia: pessoas, didática e currículo integrados”. Em 2021, o evento, online, será promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, entre os dias 24 e 27 de agosto.

“Vários tópicos de interesse estão no foco este ano, como Interação Humano-Computador aplicada à Educação, aprendizado ativo, gamificação, sistemas inteligentes aplicados à educação e novas práticas educativas que estão surgindo com as tecnologias digitais”, destaca Adeline.

Ela conta que a avaliação dos trabalhos é por pares. “Os trabalhos submetidos ao evento são avaliados por especialistas nas áreas do conhecimento do encontro. Como o tema deste ano é muito voltado ao design da experiência das pessoas envolvidas nesses processos de ensino-aprendizagem – experiências cada vez mais mediadas pelas tecnologias digitais -, foi possível contribuir para selecionar trabalhos que apresentem resultados e visões que, de fato, acrescentem ao conhecimento que já vem sendo construído nesses campos”, explica.

A professora aproveita para lembrar que, na Uniara, existe o grupo de pesquisa Vertentes do Design de Interação (VerDI), “certificado pelo CNPq e que se dedica à aplicação do design de interação às mais diversas áreas, sendo uma delas a educação”. “Iniciativas assim partem de pessoas interessadas em contribuir para o desenvolvimento do nosso país, lembrando sempre que a tecnologia, por si só, não é capaz de entregar as soluções para os problemas complexos da nossa sociedade”, diz.

Existe, segundo Adeline, um “efeito amplificador” das tecnologias. “Elas amplificam condições e características humanas preexistentes, mais do que as rompem. Muitas vezes, a mudança necessária depende muito mais de pessoas, mudanças de comportamento e de mentalidade. Desse modo, o esforço e o investimento devem ser nas forças humanas e nos fatores sociais, em integração com as tecnologias, para que esses ‘efeitos amplificadores’ aconteçam em favor do desenvolvimento social, econômico e cultural”, finaliza.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o Ctrl+E, que está com inscrições gratuitas abertas, estão disponíveis no site https://ctrle.ufersa.edu.br.

Remodal