Notícias

Img

A professora e a egressa do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara (Uniara), Adeline Gil e Gabrielly Vicente, promovem a live “Gamificação na Educação: Perspectivas e Desafios”, por meio da Interaction Design Association (IxDA), da qual são integrantes. A atividade será realizada no dia 16 de julho, a partir das 19h30, com transmissão pelo YouTube – www.youtube.com/ixdasaocarlos. O público poderá participar com perguntas e comentários.

Os convidados do evento são o doutor em Gamificação Aplicada à Educação e pós-doutorando na Universidade de Durhan, Armando Toda, e o doutorando em Gamificação Aplicada à Educação e professor da Faculdade da Indústria de Londrina, no Paraná, Luiz Rodrigues.

“É um tema que interessa aos docentes de todas as áreas. Nossa live será sobre os jogos na educação e como o design de interação pode contribuir com essa abordagem mais ativa nessa área. ‘Design de Interação’ é a disciplina que eu leciono nos cursos de Design Digital e Jogos Digitais e, nela, abordo as etapas ou fases do desenvolvimento de uma solução – descobrir, empatizar, entender o problema; definir, idealizar; prototipar, testar e refinar”, explica Adeline.

Ela comenta que, no campo da educação, “um bom design da experiência de ensino-aprendizagem – que passa não apenas pelo design das ferramentas que vão mediar esse processo, mas também pelo design das dinâmicas que vão acontecer ali -, é fator decisivo pra que o processo funcione bem para todos os envolvidos”.

“Hoje em dia, existem os chamados ‘jogos sérios’, criados geralmente para treinamentos e utilizados na indústria e no campo da educação, de um modo geral. O profissional de User Interface design/User eXperience design (UI/UX) será cada vez mais requisitado para melhorar essas experiências de ensino-aprendizagem. Essa sigla vem sendo bastante utilizada na área de design digital. É assim que os recrutadores buscam as habilidades dos candidatos às vagas na área de design de interação e design de mídias interativas, como aplicativos, plataformas digitais e jogos, entre outros”, detalha Adeline.

Também tem crescido, de acordo com ela, o interesse em metodologias mais ativas na educação, “como jogos, sala de aula invertida e aprendizado baseado em projetos, sem contar o aumento do ensino híbrido, por meio do qual as aulas presenciais são combinadas com atividades mediadas pelas tecnologias de comunicação”.

Adeline aproveita para mencionar que a IxDA é uma organização apoiada por voluntários, dedicada a popularizar o design de interação, totalmente sem fins lucrativos, e tem mais de duzentos grupos locais pelo mundo. “O nosso capítulo – grupo local – existe há dez anos, mas o trabalho das lives é recente. Temos mantido uma por mês”, finaliza.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre a IxDA estão disponíveis no site https://ixda.org.

Remodal