Notícias

Img

O tema primeira infância e sua importância para o desenvolvimento do país foi debatido nesta quinta-feira (6), durante o Encontro Nacional do Programa Criança Feliz. Ações como o Criança Feliz e o Instituição Parceira da Primeira Infância, desenvolvido pela Anup, são meios de garantir os direitos das crianças e chamar a atenção da sociedade para o assunto. A Anup foi uma das entidades homenageadas e reconhecidas durante o evento por apoiar o programa.

A gerente de Responsabilidade Social da Anup, Júlia Jungmann, esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância do envolvimento de toda a comunidade, em especial a comunidade acadêmica, na solução dos problemas sociais. “Se cada instituição conseguir desenvolver atividades e políticas voltadas para a primeira infância no seu local, no seu município, isso já contribui também para uma formação de uma sociedade mais preparada e com menos desigualdade no futuro”, disse.

A coordenadora do programa Criança Feliz, no estado de Alagoas, Kaliny Keisy Silva Tavares, também esteve presente no encontro e afirmou que o projeto tem ajudado na melhoria de vida das pessoas na região. “Alagoas aderiu ao programa em 2016, foi o primeiro estado a aderir ao Criança Feliz. A gente observa que o acesso das famílias às políticas públicas, por meio da visita domiciliar, vai gerar um impacto muito grande no futuro dessa criança, vai quebrar esse ciclo onde a família que nasceu pobre tem que morrer pobre”, finalizou Kaliny.

Já para a Secretária Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, assim como dar atenção a essa parcela da população, também é importante focar na formação dos profissionais que vão ter um olhar mais cuidadoso com a primeira infância. “Parcerias como a Anup são fundamentais porque estaremos também investindo na formação dos futuros profissionais que vão atuar nas áreas de saúde, psicologia, educação, que cuidam das políticas sociais. Porque cada gestão que você não investe na primeira infância é uma geração que você perde. A ciência já comprovou que os primeiros três anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança, do cidadão”, acrescentou a secretária.

Estiveram presentes no evento, além de autoridades, coordenadores estaduais, multiplicadores e visitadores do programa. Durante o encontro foi feito um balanço que mostra que 2400 municípios aderiram ao Criança Feliz, atendendo mais de 400 mil pessoas, público do programa Bolsa Família.

Além de divulgar os números, o Ministério prestou homenagem as entidades que contribuíram para o fortalecimento do programa. A ANUP, por meio da vice-presidente Elizabeth Guedes, recebeu uma placa de reconhecimento e homenagem por apoiar e fortalecer o programa.

Remodal