Notícias

Img

O III FinancIES Regional Centro-Oeste reuniu, nesta terça-feira (18), participantes de 16 estados e representantes do governo e de entidades da área de educação. Em pauta a questão do financiamento estudantil.

O evento foi aberto pelo presidente do FNDE, Carlos Decotelli. Durante seu discurso o presidente afirmou que é o momento de rever os processos, reavaliar e fazer autocrítica. Decotelli defendeu a autocrítica como essencial para uma gestão estratégica. O presidente do FNDE também ressaltou a importância de um seguro para programas de financiamento estudantil, assim como já acontece com programas de habitação e alimentos. “O FNDE está procurando dialogar mais intensamente com a sociedade, precisamos criar mecanismos para dar garantias a sustentabilidade da educação. Nós do FNDE, por meio do marco regulatório nacional e agentes de controle, precisamos estudar sobre essa questão e sugerir soluções.”, ressaltou.

Decotelli também defendeu que, ao longo dos 50 anos de existência, o FNDE passou de agente repassador de recursos públicos para a educação para gestor das finanças públicas. Ele ainda finalizou lembrando que o FNDE busca soluções integradas com MEC e INEP para uma melhor gestão da educação e que o Financies pode contribuir para melhorar a gestão dos recursos da educação.

O evento foi realizado na sede da ANUP, em Brasília. A presidente da Associação, Elizabeth Guedes, agradeceu a presença de todos os convidados, em especial do presidente do FNDE que prontamente aceitou o convite de vir palestrar no Fórum. A presidente da ANUP ainda lembrou que as discussões sobre financiamento estudantil não acontecem apenas nos encontros presenciais do FinancIES, mas diariamente em grupos de discussão online.

O presidente do FinancIES, Jeferson Vinhas, lembrou que, inicialmente, a ideia dos fóruns regionais era a de ter uma proximidade maior com as instituições da região onde aconteceria o evento, mas agora, o fórum tomou uma proporção bem maior, já que reuniu instituições de 16 estados do país. Ele ainda defendeu que o Fórum, que reuniu órgãos do governo e IES possa servir como diálogo na construção de novos projetos “Estamos vivendo uma mudança de governo, e toda vez que isso acontece há sempre a possibilidade de dizer o que nós pensamos e que as questões sobre financiamento estudantil, que foi o tema tratado aqui hoje, atendam aos anseios dos estudantes e das instituições”.

Por fim o presidente do FinancIES finalizou pontuando os legados do fórum ocorrido em Brasília: a criação de um grupo de trabalho que vai propor uma nova modelagem de crédito e a participação das instituições de uma forma mais efetiva na construção desse modelo.

Os Fóruns Regionais consolidam os trabalhos do FinancIES ao longo de todo o ano e permitem a participação ampla de gestores de várias regiões do País. Já aconteceram fóruns regionais em Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília.

Estiveram presentes no encontro regional Carlos Decotelli, presidente do FNDE, Jeferson Vinhas Ferreira, presidente Financies, Adriano Dias Souza – fundador do Financies e diretor de sustentabilidade econômica da ANUP, Luiz Blumm, diretor de gestão e benefícios do FNDE, Ronaldo Mota, Membro da Academia Brasileira de Educação e Diretor Científico da Digital Pages, Mariciane Gemin, Assessora de capital humano do Financies, Iram A. dos Santos, membro do conselho consultivo da Universidade Braz Cubas, além de representantes do Semesp, patrocinadores, diretores, reitores e gestores das Instituições de Ensino Superior.

Ainda durante o evento um balcão com representantes da Seres – Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC – prestou atendimento gratuito aos participantes do Fórum por meio do Projeto “Seres em Ação”.

Referência: ANUP

Remodal