Notícias

Img

Para atender as solicitações dos estudantes cegos e surdocegos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, implementou uma série de medidas para facilitar a acessibilidade durante as provas do Enem.

O atendimento especializado para o exame contará com ferramentas para cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular. Segundo o edital do Enem, o candidato que estiver nessas condições poderá ser acompanhado por cão-guia e utilizar material próprio: máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano e plano inclinado.

Também será permitido o uso de implante coclear, no caso de surdocegueira. A estrutura terá três guias-intérpretes para atendimento ao participante surdocego e uma banca especial para correção de suas provas.

Todas as necessidades adicionais para fazer as provas do Enem agora são consideradas como atendimento especializado, que inclui gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar e outras condições específicas.

Este ano, o Inep recebeu aproximadamente 55 mil solicitações de atendimento especializado. Mais de 47 mil participantes tiveram o pedido aprovado. As medidas são garantidas pela Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto.

O Enem será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Não há atendimento especializado na aplicação do Enem Digital.

Referência: Anup com informações do Inep.

Remodal